Pular para o conteúdo
Cotidiano

Maus-tratos contra criança é tema urgente e depende da educação dos pais, diz especialista

Em Campo Grande, pai e mãe de uma criança foram presos por maus-tratos após bater nela e forçá-la a pedir esmola
Lucas Mamédio -

A questão da violência e maus-tratos contra crianças encontra um desafio muito grande quando acontece no âmbito da relação entre pais e filhos. Para muita gente é difícil avaliar até que ponto é legítimo interferir no que seria a forma dos pais educarem seus filhos.

Um caso em chamou muito a atenção. Os pais de uma criança de 2 anos acabaram na delegacia nessa quarta-feira (22), após uma denúncia de maus-tratos. O pai teria sido visto agredindo o menino e o fazendo pedir dinheiro a pessoas na saída de um mercado, no Bairro São Conrado.

A denúncia chegou aos militares por volta das 17 horas, contando sobre as agressões ao menino. Quando os policiais chegaram à residência do denunciado, encontraram muita desordem, mau cheiro e roupas espalhadas pelo quintal da casa. Quando indagado pelos militares, o homem disse que foi criado de uma forma dura nos anos 80, e seria assim que também criaria seu filho.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), maus-tratos são todas e quaisquer formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração com danos potenciais para saúde da criança. O Código Penal prevê em seu artigo 136  o crime de maus-tratos e considera como ilícita a da vida de crianças sob responsabilidade do agressor.

O que são maus-tratos?

Mas afinal, palmada é um tipo de maus-tratos? Quais os limites nesse contexto? A quem recorrer ao presenciar uma cena dessas? Qual a penalidade que pode incidir contra quem for flagrado em ato de maus-tratos?

“Em relação à palmada, os estudos teóricos somados ao entendimento da legislação, mostram que o abuso físico/violência pode ir desde de uma palmada até espancamento, pois a palmada pode não deixar marcas físicas, mas as marcas psíquicas e afetivas existirão em menor ou maior grau de prejuízo”, diz a psicóloga Ceres Mota, especialista em terapia cognitivo comportamental e Delegada Estadual da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. “O que ocorre é que muitos pais aprenderam e passaram por essa prática e internalizam esse modelo e continuam repetindo”.

Na opinião dela, evitar que aconteçam os casos por meio de conscientização é melhor que a punição. “Na realidade a palmada ou dizer que depende da situação ou contexto a palmada é uma forma de correção, isso não é verdadeiro. O que acontece é que de imediato ela controla o comportamento da criança  com isso os pais são reforçados porque deu certo,  e continuam usando dessa prática, pois não sabem sobre outras práticas educativas saudável”.

Até que ponto podemos nos meter?

Ceres admite que essa é uma questão delicada. “Isso é complicado, o importante seria fazer campanhas para conscientização e ajudar esses pais também. Pois, eles não aprenderam estratégias de práticas educativas que favorecem o comportamento e o emocional e saúde mental das crianças”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime