Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso… do Sul: Rivalidade entre estados vizinhos vem de antes da separação

História de Mato Grosso do Sul mostra que antes da separação dos estados a rivalidade já existia... E persiste até os tempos atuais
Priscilla Peres -
Comemoração nas ruas pelo recém-criado, Mato Grosso do Sul. (Foto: Roberto Higa / Arquivo Público de MS)

existe oficialmente há 45 ano, celebrados na próxima terça-feira (11) e, mesmo assim, quase que diariamente, ouvimos gente de outros estados confundir MS com MT. Se é por preguiça de falar o nome completo ou pura ignorância geográfica, não se sabe. Fato é que a rivalidade entre os estados vem de longa data, antes da de Mato Grosso do Sul do Mato Grosso “uno”, em 1977.

A história mostra que a separação dos estados foi causada pela insatisfação das lideranças políticas dos municípios da região sul, que atualmente formam o Mato Grosso do Sul. De 1888 vem o primeiro marco do movimento divisionista, que só foi concretizado 88 anos depois com uma ‘canetada’ do então presidente Ernesto Geisel.

No livro “Campo Grande, 100 anos de Construção”, o capítulo sobre a criação de Mato Grosso do Sul destaca a rivalidade. Escrito há 20 anos por Afonso Nogueira Simões Corrêa – engenheiro, pecuarista, escritor e participante da Comissão Especial que supervisionou a divisão do estado – o capítulo fala das origens do Estado.

“A progressiva adesão do povo sul-mato-grossense ao movimento separatista foi consequência da política regionalista e discriminatória, adotada pelos dirigentes de em relação ao sul do Estado (…). Nesse ambiente de permanente disputa pelo poder, as lideranças políticas do norte estimulavam a discórdia, lançando uns contra os outros, com o intuito de enfraquecê-lo e assegurar o predomínio do norte”, diz no livro pertencente ao acervo do IBGE.

O livro ainda revela que também eram impostas dificuldades aos moradores do sul para resolver questões burocráticas, considerando que Cuiabá era a capital na época – apesar dos municípios do sul serem economicamente mais prósperos. “Isso fez crescer o descontentamento e a animosidade dos sulistas contra o governo e os políticos do norte”.

Autoridade da época, Afonso relata ainda que “na consciência coletiva dos habitantes do sul, as palavras ‘Cuiabá’ e ‘cuiabano’ tinham, desde a infância, conotação intimidativa”. O livro ainda compara o cuiabano a alguém de autoridade repressiva, como o professor primário que usava a palmatória, o coletor de impostos e o delegado.

Comemoração estilo Carnaval

Jornais da época relatam a felicidade da população do recém-criado Mato Grosso do Sul com o ato que marcou a divisão. O jornal O Estado de SP, de 12 de outubro de 1977, destacou na capa a festa no estilo ‘carnaval’ promovida pelo novo estado, apesar da cerimônia em que Geisel assinou a lei complementar ter durado apenas 11 minutos.

Da cerimônia, em , participaram 860 convidados, mas a festa promovida pela população começou às 5h30 do dia 11 de outubro, em Campo Grande. Na capa, o jornal Folha de destacou que foi criado o Estado de MT do Sul, destacando os benefícios políticos e administrativos para a separação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro levado durante assalto é encontrado abandonado na BR-163 em MS

escravidão

MTE divulga lista atualizada de empregadores acusados de trabalho escravo em MS

Número de alunos no ensino técnico de nível médio cresce apenas metade do previsto

Drogas e arma de fogo são apreendidas em encomendas dos Correios

Notícias mais lidas agora

David Chita quer se entregar e delação pode mudar rumo de Reinaldo na Vostok

Consórcio Guaicurus vai a julgamento por não pagar multa milionária a Campo Grande

santa casa

Disputa por R$ 46 milhões: Justiça manda intimar município antes de decidir recurso da Santa Casa

‘Foco é o recapeamento completo’, garante prefeita sobre asfalto velho

Últimas Notícias

Política

Riedel se licencia e Barbosinha asssumirá Governo de MS por uma semana

Eduardo Riedel (PDSB) pediu licença do cargo pelo período de 13 a 20 de abril

Mundo

Trump anuncia pausa em tarifas recíprocas de 90 dias; China terá tarifas de 125%

Tarifa para o país chinês terá vigência imediata

Cotidiano

Entre cães e gatos, feira de adoção ocorre neste domingo na Praça da Bolívia

Serão cerca de 60 filhotes, entre cães e gatos, disponíveis para adoção responsável

Cotidiano

Fumacê percorre nove bairros de Campo Grande nesta quarta-feira

Vale pontuar que os serviços podem ser adiados ou até mesmo cancelados em caso de chuvas ou vento