Mais de 600 pets, entre cães e gatos, foram vacinados durante ação de bloqueio contra a raiva realizada na última semana na região central de . Em dois dias, as equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) visitaram aproximadamente 3,1 mil imóveis.

Segundo informações do CCZ, ao todo foram 665 pets vacinados, sendo 461 cães e 204 gatos, e 3.176 imóveis visitados em todos os quarteirões que integram o quadrilátero entre a Avenida Afonso Pena, Rua Padre João Crippa, Rua Pernambuco, Rua Treze de Maio, Rua Ana América, Avenida Ana América e Noroeste.

De acordo com a prefeitura, a ação foi desencadeada pelo órgão após a confirmação da doença em um morcego encontrado morto no início do mês em uma uma calçada na Rua Maracaju, quase esquina com a Avenida Calógeras. Foi o segundo caso registrado neste ano.

A vacina antirrábica é oferecida de maneira gratuita durante todo o ano no CCZ e nas ações itinerantes realizadas pelo órgão. O CCZ está localizado na Avenida Filinto Muller, nº 1601, na Vila Ipiranga. A vacina é obrigatória.

A raiva é uma doença fatal causada por um vírus que atinge todos os mamíferos, inclusive o homem e é transmitida através da saliva ou tecidos do sistema nervoso de um mamífero infectado para outro mamífero, geralmente essa transmissão acontece em decorrência de uma mordida, arranhadura ou lambedura.

O que fazer se o pet for mordido ou arranhado?

  • Lave imediatamente o local da mordida ou arranhão com água e sabão
  • Procure uma unidade de saúde 24 horas (UPA ou CRS) para receber o tratamento profilático
  • Guarde o endereço do animal agressor para posterior identificação
  • Observe o cão ou gato agressor por 10 dias

*O fato do pet estar vacinado não dispensa o tratamento profilático da vítima e a observação do animal.

Caso encontre um morcego em casa, o que fazer ?

Todas as espécies de morcegos (hematófagos e não hematófagos) podem adquirir e transmitir doenças para o homem e outros mamíferos, como cães e gatos.

Caso encontre um morcego caído em via pública ou dentro de casa a pessoa deve entrar em contato com o CCZ para que seja realizado o recolhimento. O número para contato é o (67) 3313-5000 ou 3313-5001.

Não encoste nele, mesmo que estiver morto. Todos os morcegos, independente de seu hábito alimentar, podem morder se forem perturbados. Se estiverem contaminados, podem transmitir a raiva. Em qualquer tipo de contato com o morcego existe o risco de transmissão, não apenas com a mordedura.

Se encontrar um morcego caído no chão, tente imobilizá-lo com uma caixa, balde ou bacia. Mantenha isolado dos animais da casa. Os morcegos têm hábito noturno, o fato do animal estar voando ou caído durante o dia é um sinal de alerta.

Com medidas simples é possível afastar estes animais sem comprometer a sua sobrevivência. Para que o morcego não entre em sua casa é importante vedar todos os vãos, frestas e aberturas com telas metálicas ou de nylon, espuma, isopor ou argamassa. A claridade também diminui a presença de morcegos.

Os morcegos são protegidos pela Lei Federal nº 9605, de fevereiro de 1998, e sua eliminação indiscriminada é considerada um crime contra natureza. Ou seja, matar morcegos é um crime ambiental.