Estudantes com dívidas em atraso do (Financiamento Estudantil) podem renegociar suas dívidas até o dia 31 de dezembro. Nos primeiros 30 dias da renegociação disponível, foram realizadas 5.768 mil repactuações em Mato Grosso do Sul.

No Estado, 35.327 estudantes universitários possuem contrato com o Fies, dos quais 62% ou 21,8 mil estão inadimplentes. Na nova oportunidade para renegociação das parcelas atrasadas aberta pelo Governo Federal em 1° de setembro, 18,2 mil estudantes de MS estão aptos a participar.

A dívida dos estudantes do Estado com o Fies e aptos a renegociar soma R$ 784 milhões, segundo o Ministério da Educação. O período para a negociação vai até 31 de dezembro de 2022 e deve ser feito de maneira exclusivamente digital, no Banco do Brasil ou na Econômica Federal

Dificuldades na renegociação

De acordo com o Ministério da Educação, a Resolução CG-FIES nº 51/2022 estabelece que as renegociações serão realizadas diretamente nos canais de atendimentos disponibilizados pelos agentes financeiros.

Dessa forma, se isenta da responsabilidade e afirma que tais problemas nesses canais devem ser relatados diretamente aos bancos para solução. A Caixa Econômica foi questionada sobre a situação com a renegociação do Fies.

Descontos para acordos no Fies

Em julho, o Governo Federal publicou uma medida provisória em que estabelece descontos para usuários do Fies, tanto para os com dívidas em atraso quanto para aqueles adimplentes que desejam antecipar o pagamento do saldo devedor.

Dessa forma, alunos que estão com o pagamento em dia, que em Mato Grosso do Sul são 13.522, têm direito a desconto de 12% para o pagamento do saldo devedor à vista.

Os alunos que tiveram contratos firmados até o final de 2017 e que estavam em fase de amortização no dia 30 de dezembro de 2021 estavam em fase de quitação em dezembro de 2021, mas atrasaram parcelas por mais de 90 dias, podem conseguir desconto de até 99%. Para pagamento da dívida à vista o aluno terá direito a desconto de todos os encargos (juros e taxas) e mais 12% do valor principal.]

Parcelamento disponível

Alunos que precisem parcelar a renegociação, podem dividir em até 150 vezes o valor e ter desconto de todos os encargos (juros e taxas). Neste caso, a parcela não pode ser menor que R$ 200 mensais.

Alunos que estão com mais de um ano de atraso nas parcelas e foram beneficiados com o em 2021 têm direito a 92% de desconto no valor total da dívida, para pagamento à vista. E estudantes com mais de cinco anos de atraso no pagamento do Fies, que tenham recebido o auxílio emergencial ou estejam inscritos no Cadúnico (Cadastro Único para Programas Sociais), terão desconto de 99% do valor total da dívida à vista.