Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mais de 100 pessoas em situação de rua foram abordadas na semana mais fria do ano; saiba como funciona o serviço

Deitados no chão, enrolados em poucos cobertores, ou até mesmo tomando pinga e improvisando fogueiras, moradores em situação de rua enfrentaram uma semana de frio em Campo Grande, encarando temperaturas geladas de sensação térmica de 2°C. O acolhimento municipal realizou 106 atendimentos em ruas da cidade, entretanto, a maioria recusa ajuda para ir a um … Continued
Karina Campos -
abordagem sas
(Foto: Divulgação/SAS)

Deitados no chão, enrolados em poucos cobertores, ou até mesmo tomando pinga e improvisando fogueiras, moradores em situação de rua enfrentaram uma semana de frio em , encarando temperaturas geladas de sensação térmica de 2°C. O acolhimento municipal realizou 106 atendimentos em ruas da cidade, entretanto, a maioria recusa ajuda para ir a um abrigo.

Do total de abordagens da semana, apenas 31 aceitaram sair do relento e passar a noite em abrigos municipais. A equipe da SAS (Secretaria de Assistência Social), por meio da Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social), até tenta convencer pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade a ir para um abrigo.

Das abordagens semanais, 75 recusaram o atendimento. Para quem renuncia o encaminhamento, as equipes doam cobertores — ao todo, foram doados 74 unidades. O morador em situação de rua também recebe orientação sobre o serviço, caso mudem de ideia e aceitem o apoio.

Segundo a SAS, não há um lugar específico onde a equipe vai. Nas andanças, passam por pontos da região central, praças, viadutos e espaços públicos onde têm maior concentração de pessoas nesta situação, principalmente nas imediações da antiga rodoviária. A van sai para os plantões abastecida de cobertores.

Alguns chegam a receber questionamentos sobre deixar quem recusa na rua, mas a Constituição Federal garante que, mesmo com a oferta, a pessoa tem opção de aceitar ou não a ajuda.

Muitos são usuários de drogas, contudo, o objetivo preliminar é estabelecer vínculos com eles e assegurar o trabalho social de abordagem. Outro ponto é identificar se há incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.

Assim, o objetivo é construir uma conversa amigável para que entendam o processo de sair das suas, oferecer a possibilidade de condições de acesso à rede de serviços e benefícios assistenciais, sensibilizar a pessoa abordada sobre o risco social, situação de vulnerabilidade que se encontra neste momento e oferecer o acolhimento institucional ou encaminhamento para tratamento da dependência química em Comunidades Terapêuticas por meio da parceria com a SDHU (Subsecretaria de Direitos Humanos).

acolhimento pessoas em situação de rua
Van da equipe com reforço de cobertores em dias mais frios. (Foto: Divulgação/SAS)

“Dessa forma, a abordagem social constitui-se em um processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social por meio da equipe do serviço e/ou denúncias da população e/ou por meio de busca ativa nos territórios”, informa a secretaria.

Para onde são levados?

A Capital tem quatro unidades de acolhimento institucional disponíveis, somando 280 vagas para pernoite de adultos e famílias:

  • UAIFA 1 (Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias)

– Endereço: Rua Jornalista Marcos Fernandes, S/Nº – Bairro Veraneio / Parque do Poderes. Capacidade para acolhimento de 100 adultos e/ou famílias.

  • UAIFA 2 / Cecapro (Centro de Capacitação Profissional)

– Endereço: Rua Evelina Figueiredo Selingardi, nº 1.440 – Bairro Parque do Sol. Capacidade para acolhimento de 50 adultos e/ou famílias.

  • Casa de Passagem Resgate

– Endereço: Rua Pepe Simioli, nº 96 – Centro. Capacidade para acolhimento de 80 adultos e/ou famílias.

  • Casa de Apoio aos Moradores de Rua São Francisco de Assis

– Endereço: Rua Monte das Oliveiras, nº 113 – Bairro Center Park. Capacidade para acolhimento de 50 adultos do sexo masculino.

Foto: Divulgação | PMCG

Qualquer pessoa pode ajudar a equipe. O atendimento acontece 24h por dia e conta com equipes de plantão. Por meio de ligações, os servidores especializados recebem informações e podem iniciar o trabalho de encaminhamento social.

Para informar as equipes sobre uma pessoa em situação de rua, os chamados são feitos pelo telefone funcional (67) 99660-6539 e (67) 99660-1469.

Conheça um pouco mais do serviço clicando aqui.

Madrugada deste sábado (21)

Equipes das SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) de Campo Grande abordaram 16 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social para oferecer abrigo e cobertores na madrugada deste sábado (21), que teve temperatura registrada de 8ºC. Do total de abordagens, 9 pessoas aceitaram passar a noite nos abrigos da secretaria.

Durante a ação, 7 pessoas recusaram atendimento e 15 receberam cobertores para se aquecer nesta noite gelada. Além disso, o Centro Pop também oferece café da manhã, almoço e lanche da tarde das 7h30 às 17h. Também são entregues cobertores e disponibilizado espaço para pessoas em situação de rua realizarem sua higiene pessoal e lavarem a roupa. O grupo de pessoas que aceita o acolhimento dos abrigos são encaminhadas para uma das quatro unidades da cidade.

* Matéria atualizada Às 12h01 a pedido da SAS para substituição dos números de telefone informados inicialmente

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Vampetaço

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

O mercado de criptomoedas viveu uma manhã elétrica em 10 de julho de 2025. Enquanto o presidente Donald Trump divulgava cartas com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o Bitcoin (BTC) cravava um novo topo em 112 mil de dólares e levava a capitalização do setor a 3,46 trilhão de dólares, alta diária de … Continued

Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

O Serviço Nacional de Meteorologia pediu para que os moradores evacuarem

Polícia

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

A vítima alega ter sido sequestrada por quatro homens ainda não identificados

Esportes

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

O Alviverde saiu na frente com um gol de Facundo Torres, mas Chico da Costa empatou a partida para o Mirassol