Pular para o conteúdo
Cotidiano

Jequitibá plantado na Praça Ary Coelho completa 100 anos de vida

Exemplar foi plantado pelo então Intendente de Campo Grande no dia 7 de setembro de 1922, quando o Brasil comemorava o primeiro século de Independência
Ranziel Oliveira -
Jequitibá
Jequitibá fica próximo ao parquinho infantil na Praça Ary Coelho (Foto: Divulgação / Prefeitura de Campo Grande)

No dia 7 de setembro de 1922, o Brasil comemorava o primeiro século da Independência. Naquela data o então Intendente de , Arlindo Gomes de Andrade, plantou dois jequitibás (Carinianna estrellensis) na então , que ele próprio buscou na mata nativa. No entanto, apenas um exemplar cresceu e frondejou, ofertando inúmeros benefícios à população, em especial às crianças que desfrutam do parquinho infantil da praça à sombra do jequitibá.

E neste 7 de setembro de 2022, em que celebramos os 200 anos da Independência do Brasil e os 100 anos do jequitibá, a Semadur (Secretaria Municipal de e Gestão Urbana) acatou recomendação técnica, favorável à Declaração de sua Imunidade de Corte, como reconhecimento deste exemplar como uma Árvore Notável pelo seu interesse histórico e paisagístico, bem como, raridade, porte, idade e desenho, que a classificam como de Interesse Público.

Em vistoria realizada em agosto deste ano foi verificado que árvore atualmente não oferece risco e encontra-se em ótima condição fitossanitária. Desta forma, este exemplar carrega consigo muito mais que valores paisagísticos, tratando-se de uma árvore histórica para a cidade, plantada pelo então Intendente de Campo Grande, conforme registrado por meio de um texto de autoria de Ulisses Serra, publicado no O Município de Campo Grande em 1922, integrante da Série Memória Sul-mato-grossense, volume XXVIII.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destaca que esta árvore é um tesouro que devemos preservar, divulgar e respeitar. “Este exemplar apresenta um valor patrimonial elevado, contendo ligação direta com a história e cultura campo-grandense”.

Para Gisseli Giraldelli, auditora fiscal de Meio Ambiente da Semadur e responsável pela recomendação técnica. “Essa árvore tem uma história encantadora, sobreviveu a grandes adversidades e se recuperou bravamente dos danos que sofreu, se configurando como um símbolo de resistência e resiliência da arborização da nossa cidade”.

Árvore não pode ser cortada

O Artigo 29 da Lei Complementar 184/2011, que dispõe sobre o Plano Diretor de Arborização Urbana do município de Campo Grande, prevê que qualquer árvore do município poderá ser declarada imune ao corte, mediante ato do Executivo Municipal, por motivo de sua raridade, antiguidade, de seu interesse histórico, científico e paisagístico, ou de sua condição de porta sementes. Portanto, ainda conforme a referida Lei, qualquer interessado poderá solicitar declaração de imunidade ao corte, por meio de pedido escrito ao órgão ambiental municipal que justifique a sua proteção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Arquidiocese de Campo Grande recebeu área para construção no Assentamento Estrela (Arquidiocese de Campo Grande, Divulgação)

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

O Cruzeiro recebe o Juventude neste domingo (20), às 15h, no Mineirão, em jogo da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Líder da competição, a Raposa defenderá a condição de primeiro lugar em um duelo de opostos, já que o adversário vive fase complicada na competição. A equipe de Leonardo Jardim alcançou a liderança após vencer … Continued

Transparência

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), cometeu crime ambiental e seria processado

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes