Estão abertos para inscrição os auxílios permanência, moradia, alimentação e creche, por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março.

Podem participar estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, que não tenham concluído outro curso de graduação e não possuam penalidades administrativas. Além disso, o acadêmico precisa preencher o Vacinômetro UFMS.

“É um requisito ter feito o upload do comprovante vacinal com o esquema completo da imunização contra a Covid-19. Ou então comprovar, através do atestado médico, a justificativa para a não vacinação”, explica o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Albert Schiaveto de Souza.

Cada benefício tem uma especificidade, portanto os interessados devem ficar atentos às regras e à documentação necessária. O Auxílio Permanência, por exemplo, tem o intuito de ajudar financeiramente o acadêmico em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de forma a garantir a sua permanência na e contribuir para sua formação integral.

Já o auxílio moradia é específico para estudantes que mudaram de cidade para cursar a graduação. “São para aqueles que não residem com seu grupo familiar de origem e que têm uma despesa com aluguel que possa ser comprovada”, detalha.

O auxílio alimentação, por sua vez, é voltado a acadêmicos que vivem em municípios que não têm restaurante universitário nos câmpus. “Ou seja, pode concorrer a este benefício quem estuda nos Câmpus de Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã”, indica o pró-reitor Albert.

Podem receber o auxílio creche os graduandos que são responsáveis por crianças com idade inferior a seis anos. Os candidatos precisam comprovar que estão à espera de vaga em um Centro de Educação Infantil (Ceinf) ou estudar no período noturno.

O pró-reitor convida os discentes que se encaixam nos requisitos para a inscrição no processo seletivo. Segundo ele, o acadêmico tem a chance de concorrer a mais de um benefício, de acordo com sua necessidade. “No ano de 2022, estamos ofertando uma grande quantidade de vagas. Aproveite, se você é ingressante ou também se já é um veterano”.

Como se inscrever? 

As inscrições já estão abertas e serão feitas pelo Sistema de Seleção de Auxílios Estudantis. O processo seletivo conta com duas etapas. Na primeira, é necessária a atualização do ‘Perfil do Estudante' no Sistema Acadêmico (Siscad). O candidato precisa, ainda, informar a renda per capita familiar e anexar a Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico) e o comprovante de vacinação.

Na segunda etapa, o acadêmico deverá acessar o Sistema de Seleção e anexar a documentação em formato “.pdf” na aba “Documentos”. O graduando também deve inserir a Folha Resumo. Por fim, na aba “Inscrições”, ele deverá conferir os dados, selecionar qual auxílio deseja concorrer e finalizar.

A pré-classificação dos inscritos está prevista para o dia 4 de abril, enquanto o resultado preliminar deve ser publicado no dia 18 de abril. O resultado final será divulgado no dia 25 de abril e a concessão dos benefícios começa no dia 2 de maio.