Herpes labial: Beijo entre Eli e Natália, do BBB22, pode transmitir o vírus?
Brothers do BBB22 trocaram beijo durante festa enquanto Eli apresentava lesões de herpes labial
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O beijo entre Eli e Natália na última madrugada do BBB22 está dando o que falar nas redes. Não exatamente porque o brother já havia engatado uma “amizade com benefícios” com outra sister — a camarote Maria —, mas, porque os beijos trocados no quarto grunge ocorreram enquanto Eli apresentava lesões ocasionadas por herpes labial.
A doença é comum e está presente na maioria dos adultos, conforme estimou a professora de Sistema Imunológico e Saúde Pública da Anhanguera, Rosângela Fernandes. Em reportagem do Jornal Midiamax, a especialista explicou que de 50% a 90% dos adultos possuem anticorpos contra o vírus da herpes, ou seja, já tiveram contato com o vírus em algum momento.
Ela explica que o vírus tem um período de latência, mas que mesmo que não esteja com lesões aparentes, a transmissão pode acontecer.
“Às vezes a pessoa pensa assim, ‘apareceu e depois sumiu, estou curado’. Não é assim. Ele entra em estado de latência, quando surgem fatores como estresse, exposição ao sol, baixa da imunidade, o vírus vai aparecer novamente na forma de lesão”, ressalta.
A herpes simples é um vírus que tem os tipos 1 e 2. No caso do tipo 1, este é característico nos lábios, enquanto o tipo 2 atinge a região genital. “Ele vai ficar num período de incubação através de contato íntimo, até por beijos. Como o ato de beijar muito mais realizado, até mesmo uma criança pode pegar”, conta.
Os riscos de contágio são variados, mas ocorrem mais comumente durante o contato físico ou sexual. Compartilhar a bomba na roda de tereré, por exemplo, é um fator de preocupação, mas a contaminação por este meio é rara, já que o vírus é rapidamente inativado em temperatura ambiente. “A disseminação do vírus por talheres ou pela bomba é rara. Se for por um espirro, por uma gota de saliva que ficou no objeto e secou, após a secagem é rara. Mas, se for nessa transmissão mais próxima, pode sim [ocorrer]”, diz.
A especialista concedeu depoimento ao Jornal Midiamax após um boletim de ocorrências ser registrado por um homem, que afirmou à polícia ter sido infectado pelo vírus da herpes após beijar a namorada. Mas, nem todo mundo parece se importar: após causar polêmica e burburinho na madrugada, Natália, Eli e Maria conversaram e selaram a paz, literalmente, com um beijo triplo.
Maria foi maravilhosa e falou que não tem problema nenhum, tem nada demais. O único problema é que Eli tá com herpes kkk #BBB22 pic.twitter.com/57ziCh5boq
— Dantas #BBB22 (@Dantinhas) February 10, 2022
Fale com o MidiaMAIS!
Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok.
Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do MidiaMAIS!
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.