Pular para o conteúdo
Cotidiano

Guardar ou pagar contas? Campo-grandenses já têm planos para o 13º salário

Primeira parcela do benefício deve ser paga até 30 de novembro
Thalya Godoy - Publicado em
Compartilhar
salário mínimo
(Agência Brasil, Reprodução)

A primeira parcela do 13º salário deve cair na conta até a próxima quarta-feira (30) e os campo-grandenses já fazem planos com o dinheiro. Os 50% restantes devem ser pagos até 20 de dezembro. Os projetos variam desde viagens a pagar o cartão de crédito para aliviar as contas do próximo ano.

Sandra da Silva, de 56 anos, acredita que é melhor fazer o dinheiro circular do que deixá-lo guardado. Ela pretende reservar a primeira parcela para pagar contas e a segunda para gastos pessoais, como presentes e manutenção do carro para a viagem de fim de ano. 

“Acho que não rende guardar porque não vai resolver o seu problema. Tem as contas do dia a dia. Se guardar, vai ficar devendo?”, questiona a mulher.

Entre o dinheiro para quitar as dívidas, metade será destinado para o cartão de crédito. Os outros 50% serão água e luz. 

Já com a segunda parcela deve comprar roupas, sapatos e ajudar a pagar a revisão do carro que será usado para a viagem com a mãe e o irmão até Corumbá, a 426 km de Campo Grande, para comemorar as festas de fim de ano. “Só trabalhar não dá certo”, acredita.

Diferente de Sandra, Vitor de Oliveira irá guardar boa parte do dinheiro do 13º salário “Eu tenho contas, mas pretendo poupar a maior parte. Acho que não vai pesar”, pondera. 

Já o servidor público municipal Marcelino Escobar conta que a expectativa é que o pagamento seja feito em parcela única. Metade do dinheiro será para pagar contas maiores, como cartão de crédito e IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). A outra parte deve ir para a poupança. 

“Eu quero fazer algumas compras também, como ajudar com o material escolar do meu neto”, afirma o homem. 

Pagamento antecipado

O 13º salário já foi pago parcialmente ou totalmente para alguns grupos, como servidores públicos estaduais ou aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), respectivamente.

A primeira parcela do salário extra foi paga antecipadamente pelo segundo ano consecutivo pelo governo de Mato Grosso do Sul. Em 2022, o valor foi depositado em julho para cerca de 83 mil servidores estaduais entre ativos e inativos. A segunda parcela deve ser paga em dezembro.

Já no caso dos aposentados e pensionistas do INSS, o décimo terceiro foi antecipado pelo terceiro ano consecutivo para abril e maio. Maria Cristiana, aposentada, conta que prefere receber o pagamento no fim do ano.

“Quando chega nessa época é uma tortura. A gente que é aposentada ajuda a família no meio do ano, mas as contas mais caras chegam agora, como carro e IPTU. Às vezes, os familiares querem fazer festas e também é tudo mais caro”, analisa a mulher.

13º Salário completa 60 anos

O pagamento do 13º salário completa 60 anos em 2022. O benefício não era previsto na constituição até a promulgação da Lei 4.090 de 1962 e excluía servidores públicos. 

Na época, somente os trabalhadores urbanos da iniciativa privada foram contemplados e excluía os do campo e servidores públicos. Apenas em 1965 e em 1988 o salário extra foi estendido aos trabalhadores rurais e de órgãos do governo, respectivamente.

De acordo com pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o pagamento do 13º salário deve injetar aproximadamente R$ 249,8 bilhões na economia do Brasil até o mês de dezembro. 

Cerca de 85,5 milhões de brasileiros, entre trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos e aposentados e pensionistas, devem receber o salário extra. Desse total, 9% representa a população do Centro-Oeste.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)