Greve geral que mantém fronteira fechada há 22 dias é a maior já realizada na Bolívia
Bolivianos protestam pela antecipação do Censo para 2023, mas governo mantem agendamento para 2024. Santa Cruz está na linha de frente das negociações
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A fronteira de Corumbá com a Bolívia está fechada há 22 dias. A greve geral já é a maior da Bolívia, superando os “21 dias de Paro”, como ficou conhecida a manifestação que resultou na queda do presidente Evo Morales em 2019.
Nesta semana, o presidente do Comitê Cívico Arroyo Concepción, Antonio Chávez Mercado anunciou uma trégua. Desde a quinta-feira (10), carros de passeio estão liberados a atravessar a fronteira das 4h às 9h.
O bloqueio total segue para caminhões e carretas. Pessoas com atendimento médico marcado e ambulâncias estão liberados a seguir viagem.
Bolivianos brigam pela realização do Censo em 2023, para melhor redistribuição de renda entre estados e municípios. Santa Cruz é uma das cidades mais afetadas e segue na linha de frente nas negociações com o Governo boliviano.
Sexta-feira de confronto e violência
Em Santa Cruz de La Sierra, cidade distante 650 km da fronteira da Bolívia com Corumbá, houve confronto entre manifestantes na sexta-feira (11). Manifestantes atearam fogo no prédio da Federação Sindical dos Trabalhadores Camponeses.
De acordo com o site Diário Corumbaense, o confronto ocorreu entre pessoas a favor e contrárias à greve geral. Encapuzados também desbloquearam ruas de Santa Cruz e o clima segue tenso.
O incêndio ocorreu horas depois de confrontos entre a Polícia e um grupo que chegou ao local depois de saber que pessoas que participaram de uma marcha contra a greve estavam abrigadas no prédio.
Informações do site boliviano El Deber, o presidente da Bolívia Luis Arce, anunciou que o censo será realizado em 23 de março de 2024 e os recursos devem ser distribuídos em setembro do mesmo ano. Um mês antes do anunciado previamente.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.