Pular para o conteúdo
Cotidiano

Enfermeira que ajudou a dar à luz bebê na BR-262 foi convidada para ser madrinha: ‘Lisonjeada’

Médico disse que mãe estava em trabalho de parto dentro de ambulância e não tinha mais como esperar
Arquivo -

Treze anos de experiência, treze anos na e no ambiente hospitalar, mas, nada disso foi suficiente diante a emoção de fazer um parto, pela primeira vez, dentro de uma ambulância, na BR-262. Ainda em êxtase com o momento, Ana Jacques, de 46 anos, diz que, assim que pegou a menina nos braços, a mãe disse que ela e o médico foram “anjos” na vida delas e gostaria que a técnica de enfermagem se tornasse madrinha da criança. 

“Ela disse, dentro da ambulância, que eu e o Dr. Elizeu fomos anjos na vida dela. A mãe mora na aldeia Limão Verde, em , e é bem religiosa. Ela me perguntou primeiro qual a minha religião e, quando falei que era católica, ela perguntou se eu poderia batizar a menina”, relembrou Ana. 

Na noite da última quinta-feira (27), o  veículo seguia, às pressas, de Aquidauana para . Pouco tempo antes, a mãe, de 36 anos, chegou no do município reclamando de dores, quando o médico examinou e constatou que se tratava de um parto prematuro, solicitando vaga zero e transferência imediata para a capital sul-mato-grossense, onde ela encontraria suporte com uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal. 

“Eu, em 13 anos de profissão, nunca tinha presenciado e nem acompanhado um acontecimento como este antes. Nós saímos com a paciente de Aquidauana e a intenção era ela ter o bebê em Campo Grande, já que o recém nascido poderia precisar da UTI neonatal. Só que a mãe começou a se queixar de fortes contrações, falei para o médico e, ao examiná-la, ele já constatou que a mãe estava em trabalho de parto”, comentou ao Jornal Midiamax a técnica de enfermagem.

Naquele instante, Ana e o Dr. Elizeu deram início ao procedimento. “Ainda estou tomada de emoções e sentimentos, de alegria e de dever cumprido, pois, assim como um nascimento prematuro tem seus riscos, o momento da chegada do bebê é bem delicado, mas, Deus já havia preparado o caminho. Foram momentos tensos e de alegria, porque rapidamente a menina nasceu e constatamos que ela passaria bem até o destino”, relembrou. 

Parto de urgência foi realizado dentro de ambulância em MS. Foto: Redes Sociais/Reprodução

 

Em seguida, a técnica recebeu o convite da mãe. “Eu fiquei lisonjeada pelo convite, de me tornar madrinha da princesa linda dela. Aceitei com todo amor e carinho. Acho que presenciar o nascimento de uma nova vida é um privilégio que Deus me concedeu dentro da minha profissão. Estou em contato com a mãe e fiquei mais feliz ainda quando ela me disse o possível nome: Ana Eliza. É uma junção do meu nome com o do médico, que é o Dr. Elizeu”, finalizou.

Não tinha mais como esperar, disse médico 

O médico generalista Eliseu Ribeiro Caldas, de 26 anos, também acompanhou a paciente na ambulância. Durante o trecho, ele constatou que “as contrações aumentaram muito e o colo dilatou muito rápido também”. “O bebê já estava pronto para nascer, não tinha mais como esperar. Ela nasceu bem, coradinha e não foi necessária nenhuma manobra de reanimação. No fim, deu tudo certo”, disse o profissional, que também não tinha feito parto em ambulância antes. 

Entenda o caso

“Uma corrida contra o tempo”. É assim que parte da equipe médica do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, em Aquidauana, na região oeste do Estado, definiu o plantão da noite dessa quinta-feira (27). Sentindo dores, uma gestante de 31 semanas chegou ao hospital e, em seguida, constataram que ela estava “evoluindo para parto prematuro”. 

Em seguida, o médico plantonista solicitou a transferência imediata para o hospital referência de Campo Grande, o qual possui suporte para recém-nascido, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, momento em que a central de regulação determinou a “vaga zero”.

Já dentro da ambulância, na rodovia , a gestante, de 36 anos, estava acompanhada de uma técnica de enfermagem e do médico plantonista. Ambos nunca tinham feito um parto dentro de uma unidade volante e perceberam que a mãe piorou e já estava em trabalho de parto, considerando “um quadro bem complexo”.

Mesmo assim, eles mantiveram a calma e prosseguiram a viagem, realizando o parto ali mesmo, a 60 km da capital sul-mato-grossense. “Uma linda menina veio ao mundo”, disseram aos colegas, extremamente emocionados. 

Ao chegar, as pacientes foram internadas e estabilizadas no Hospital Universitário de Campo Grande. Na ocasião, a mãe falou que ainda não tinha nome para a criança, já que, pelo fato de “não estar na hora”, ela ainda não tinha decidido o nome. Atualmente, a mãe e a filha estão bem. 

Enfermeira ficou emocionada ao realizar o parto dentro de ambulância em MS. Crédito: Redes Sociais/Reprodução

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Projeto de Lei propõe banir racistas de estádios por 10 anos em Mato Grosso do Sul

ciclistas ciclovia

Em cinco anos, apenas seis projetos pautaram ciclistas na Câmara de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Homem é agredido e sofre tentativa de sequestro após marcar encontro no ‘zap’ em MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

O Midiamax separou cinco receitas deliciosas para curtir o Dia das Mães em família no clima frio do Mato Grosso do Sul; confira

Política

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Segundo a parlamentar, a convocação na CPI das Bets é necessária pela popularidade de Virgínia no mercado digital

Cotidiano

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Mato Grosso do Sul é o único estado com dia ‘D’ em duas cidades. Ação também ocorre em Dourados

Cotidiano

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Em todo o Estado, 330 mil contribuintes já declararam o Imposto de Renda