“Uma corrida contra o tempo”. É assim que parte da equipe médica do Regional Dr. Estácio Muniz, em Aquidauana, na região oeste do Estado, definiu o plantão da noite dessa quinta-feira (27). Sentindo dores, uma gestante de 31 semanas chegou ao hospital e, em seguida, constataram que ela estava “evoluindo para parto prematuro”. 

Em seguida, o médico plantonista solicitou a transferência imediata para o hospital referência de Campo Grande, o qual possui suporte para recém-nascido, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, momento em que a central de regulação determinou a “vaga zero”.

Já dentro da ambulância, na rodovia BR-262, a gestante, de 36 anos, estava acompanhada de uma técnica de e do médico plantonista. Ambos nunca tinham feito um parto dentro de uma unidade volante e perceberam que a mãe piorou e já estava em trabalho de parto, considerando “um quadro bem complexo”.

Mesmo assim, eles mantiveram a calma e prosseguiram a viagem, realizando o parto ali mesmo, a 60 km da capital sul-mato-grossense. “Uma linda menina veio ao mundo”, disseram aos colegas, extremamente emocionados. 

Ao chegar, as pacientes foram internadas e estabilizadas no Hospital Universitário de Campo Grande. Na ocasião, a mãe falou que ainda não tinha nome para a criança, já que, pelo fato de “não estar na hora”, ela ainda não tinha decidido o nome. Atualmente, a mãe e a filha estão bem. 

Enfermeira ficou emocionada ao realizar o parto dentro de ambulância em MS. Crédito: Redes Sociais/Reprodução