Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em vez de aumentar vendas, som alto de propagandas ‘expulsa’ clientes de lojas em Campo Grande

Clientes e comerciantes reclamam e consideram atitude prejudicial
Ranziel Oliveira, Gabriel Neves -
som alto

Caminhar por ruas comerciais de se tornou um desafio para os tímpanos. Músicas, promoções em caixas amplificadoras e carros de som fazem parte das estratégias dos comerciantes para angariar clientes que não se convenceram com vitrines e cartazes.

O ‘jogo de marketing’, porém, parece ter efeito reverso e causa incômodo e irritação para aqueles que desejam apenas realizar uma compra ou pesquisar preços de determinado produto. Na é comum nos depararmos com situações do tipo. Uma pessoa, com microfone na mão descrevendo os descontos ofertados nas lojas, outros apostam em músicas altas e também existem aqueles que apostam nos carros de som ou trio elétrico.

Estefânia Stela, de 62 anos, ao conversar com a reportagem, se surpreende por, coincidentemente, ter comentado sobre o assunto há pouco com a filha, que lhe acompanhava. “Fomos em duas lojas com som muito alto, deu até vontade de sair”, comentou.

Para a cliente, o remete à sensação de tumulto e desorganização. “Acho que falta bom senso, pode ter som, mas não muito alto. Também precisa de fiscalização”, finalizou. O incômodo não é exclusivo dos clientes, mas também transparece entre os vendedores.

Maristela Borelli, de 47 anos, trabalha como caixa há mais de 20 anos em uma loja de roupas e afirma que o incômodo é causado pelos trios elétricos. “As lojas não incomodam, até gostamos de um ‘sonzinho’”, defendeu. “Os trios elétricos são muito altos, às vezes, você está atendendo um cliente e o carro para na frente da loja e atrapalha no atendimento”.

A opinião de Maristela parece ser comum entre os comerciantes e o desconforto gerado pelos trios elétricos e carros é opinião unânime. Um homem, que preferiu não se identificar, afirma trabalhar no mesmo local há 30 anos. “Sou a favor, mas é preciso respeitar a lei. Quando eles param no semáforo vermelho, o próprio cliente pede para que eles diminuam o volume”.

De acordo com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), responsável por fiscalizar situações como essas, as propagandas veiculares precisam de autorização municipal. Sobre as caixas de som, as mesmas devem permanecer no interior do comércio.

Vale lembrar que a legislação prevê um limite para que essas propagandas possam ocorrer. O limite estabelecido vai de 35 a 70 decibéis (de acordo com o período e o local onde está inserida a atividade). Se após fiscalização, com uso de sonômetro, for constatado ruído em decibéis acima do permitido, a atividade fica sujeita à penalidade de por lançamento de poluentes.

Denúncias relacionadas à poluição de estabelecimentos, casas noturnas, bares, igrejas entre outros empreendimentos devem ser formalizadas via central, pelo número 156.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

União destina R$ 10 milhões em imóveis para Corumbá e avança na regularização com ribeirinhos

Carreta tomba na BR-060 e pista é interditada em Paraíso das Águas

Galã de novelas mexicanas, William Levy é preso nos Estados Unidos; entenda

Desvio de ração dentro de fábrica termina com três pessoas presas em Dourados

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

detran

Servidor perde cargo de gerente do Detran-MS após desejar morte de Bolsonaro

Vai viajar no feriado? Confira os trechos interditados na BR-163 em MS

Últimas Notícias

Brasil

VÍDEO: Policiais de SP queimam cruzes e fazem gestos que remetem à saudação nazista

Vídeo foi gravado por drones e publicado no perfil de Instagram do 9° Batalhão de Ações Especiais de Polícia

Cotidiano

Acidente entre carro e moto ‘trava’ cruzamento da Afonso Pena

Motoentregador caiu após tentar desviar de motorista que saía de garagem

Sem Categoria

Bebê é encontrada morta em armário de limpeza

Mãe da criança deu cinco versões diferentes antes de confessar o crime

Cotidiano

Campo Grande está sob alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira; confira como se proteger

Estão previstas chuvas intensas de até 50mm e ventania