Depois de três dias de correntes de compartilhamento e de reportagem, a campo-grandense Bruna Mayra de Almeida Vasconcelos, de 29 anos, conseguiu o número suficiente de doadores do sangue raro O-, para assim realizar cirurgia de retirada de câncer no útero.

A família de Bruna compartilhou a história da necessidade de doações de sangue até sexta-feira (21), já que o procedimento está marcado para o dia 25 deste mês. O estoque da tipagem está baixo na cidade.

Os familiares receberam a confirmação da cirurgia na data programada, por conta do alcance nas doações. A notícia foi celebrada, pois a cirurgia de retirada do útero havia sido remarcada três vezes devido ao estoque abaixo do ideal.

Câncer desde 5 anos

Bruna foi diagnosticada com câncer aos 5 anos, quando apareceram os primeiros tumores ósseos na costela. Ela chegou a passar por operação, mas aos 17 o tumor ressurgiu, mas nos seios.

“Aos 22 anos apareceu o tumor no útero que ela tratou e viveu bem até agora, mas com o agravamento ela precisa retirar o útero e ter estoque de sangue é fundamental para realizar a cirurgia”, disse a mãe de Bruna, Wanda Pereira.

O sangue no estoque é necessário considerando o risco de hemorragia durante o procedimento. Foram necessários de oito doadores para o feito. Correndo contra o tempo, a mãe percorreu igrejas e quartéis.

Estoque baixo

O Hemosul continua o alerta de baixo estoque em O- e urgência em O+. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e sábado, das 7h às 12h, na Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Os telefones de contato são: (67) 3312-16/1529, ou pelo WhastApp (67) 99212-0447.