O morador de Pedro Juan Caballero que for flagrado nas ruas da cidade nesta quarta-feira (9), feriado nacional para realização do Censo 2022, além de ser preso, poderá pagar multa e responder processo. O último levantamento feito em 2014.

Com ruas desertas desde as 5 horas da manhã, até às 18 horas, todo o comércio deverá permanecer fechado. Neste período, o morador da cidade, que faz fronteira com Ponta Porã, deve ficar em casa e aguardar a chegada do recenseador. O Censo acontece em todas as cidades paraguaias.

“É uma paralisação a pedido do Governo Federal para que seja feito o Censo. No dia seguinte tudo volta ao normal”, afirma presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços de Pedro Juan Caballero, Kalil El Hage.

Segundo informações apuradas pela reportagem do Midiamax, apenas serviços essenciais estão permitidos e voluntários que irão trabalhar na realização do Censo. Transporte público também está proibido.

“Se a pessoa for flagrada na rua sem justificativa, terá que pagar 700 mil guaranis, equivalente a R$ 580 mil”, disse um recenseador voluntário convocado para fazer o levantamento. “Quem está relacionado para trabalhar na coleta de dados não pode deixar de cumprir com a tarefa”, complementa o morador de Pedro Juan Caballero.

Ruas de Pedro Juan Caballero estão desertas (Foto: Firmino Benitez)