Em Campo Grande já choveu três vezes mais que o esperado para setembro

Oito cidades do Estado estão entre os 12 municípios de todo o País que registraram maior acumulado de chuvas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva
Tempestade deve atingir cidades de MS. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Entre os dias 1 e 28 de setembro, Campo Grande registrou 219 milímetros de chuva. O montante é três vezes maior que os 73 milímetros esperados para o mês inteiro. Os dados são do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul). A Capital segue com previsão de previsão de chuva para esta quinta-feira (29).

O cenário repete o mês passado, quando foram registrados 222 milímetros de chuva na região do Anhanduizinho, o maior acumulado para o mês em 30 anos. O maior acumulado para agosto foi em 1998, quando foram registrados 147,6 mm, segundo dados da estação de meteorologia da Uniderp.

Em Corumbá, região do Pantanal, também já choveu três vezes mais do que o esperado para o mês. Segundo o Cemtec/MS há registro de 130,8 milímetros de chuva no município, enquanto que a previsão era de 41,6 milímetros.

Na região leste do Estado, em Três Lagoas as chuvas que somam 139,8 milímetros já são mais que o dobro do esperado para o mês, de 61 milímetros. Em Mundo Novo, região sul, a média histórica é de 125,3 milímetros, mas a chuva acumulada chega a 246,2 milímetros.

Previsão é de mais chuva

Mato Grosso do Sul segue sob alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de chuvas intensas até às 11h de sexta-feira (30). Pode ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A forte chuva que caiu sobre Mato Grosso do Sul na quarta-feira (28) foi destaque em todo o País. Segundo balanço do Inmet, oito cidades do Estado estão entre os 12 municípios de todo o País que registraram maior acumulado de chuvas.

Aquidauana foi a cidade onde caiu mais água em todo o Brasil: 93,8 milímetros. No total, 5,6 milímetros a menos que a segunda colocada, a cidade de Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, onde choveu 88,2 milímetros.

Conteúdos relacionados