As chuvas de agosto deste ano são inéditas em . Até esta quinta-feira (18), foram registrados 222 milímetros de chuva na região do Anhanduizinho, o maior acumulado para o mês em 30 anis. O maior acumulado para o mês foi em 1998, quando foram registrados 147,6 mm, segundo dados da estação de meteorologia da Uniderp.

Tradicionalmente, agosto é um mês marcado por fortes, e estiagem em todo o Mato Grosso do Sul. Segundo o meteorologista Natálio Abrão, somente entre ontem e hoje choveu mais de 133 milímetros em Campo Grande. Enquanto que a média histórica de chuvas para o mês é de 38 mm a 41,8 mm.

Até então a maior chuva já registrada em Campo Grande em um dia, havia sido em 11 de agosto de 1998, com a marca de 69,6 mm. “Esses números são atípicos e improváveis de ocorrer em agosto, tanto que não acontecia há 24 anos. A hipótese mais provável é o efeito La Nina que não influenciou no bloqueio atmosférico das frentes no extremo Sul da Argentina”, afirma o meteorologista.

Chuva traz frio intenso para a Capital

A chuva deve cessar nesta quinta-feira (18), quando as temperaturas começam a cair drasticamente. Natálio Abrão acredita que esta pode ser a frente fria mais intensa do ano. A previsão é de que as temperaturas fiquem entre 6°C e 14°C em Campo Grande na sexta-feira (19).

Já no sábado a mínima em Campo Grande será de 4°C e máxima de 18°C. Só no domingo que a temperatura máxima deve passar dos 23°C, na Capital. “A massa de ar polar derruba as temperaturas, com previsão de frio intenso e geadas generalizadas”, afirma.