Ainda com mais dez dias pela frente, o mês de janeiro já ultrapassou o número de registradas por Covid no mês de dezembro. Considerando dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que indica 5 óbitos pela doença em um dia, as mortes pela doença no início do ano já superam as registradas no final do ano, com crescimento de 12,5% de óbitos.

Conforme os dados da SES repassados ao Jornal Midiamax, o mês todo de dezembro registrou 32 mortes pelo coronavírus, enquanto até o dia 20 de janeiro, 36 pessoas perderam a vida pela doença. O número de casos confirmados pela doença também teve um salto. 

Em , em 20 dias do mês de janeiro, foram registrados 15.768 moradores infectados. Em dezembro, o número foi de 1.159 casos. No mês de dezembro, o sistema do Ministério da Saúde foi invadido por hackers, que limitou o acesso ao Conecte-SUS, por exemplo. No entanto, a SES afirma que o registro de casos e óbitos nos sistemas não foi prejudicado.

“A Secretaria de Estado de Saúde informa que o registro de óbito não foi prejudicado, considerando que a notificação acontece de forma imediata para casos graves e óbitos. Mesmo os municípios não podendo acessar o sistema do Ministério da Saúde, o controle foi feito de forma paralela em Mato Grosso do Sul. Dezembro de 2021 registrou 32 óbitos e janeiro de 2022 registra até o momento, 36 óbitos”, disse.

Média móvel de mortes triplica em MS

De acordo com o boletim epidemiológico Covid + publicado pela SES (Secretária de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (20), Mato Grosso do Sul registrou mais cinco mortes por coronavírus de quarta (19) para quinta (20).

As mortes foram em Campo Grande, Figueirão e Pedro Gomes. Todos possuíam algum tipo de comorbidade. No boletim epidemiológico é possível destacar o aumento em uma semana da média móvel de mortes, que passou de 1,1 para 3,3.

Ao todo, desde o início da pandemia, Mato Grosso do Sul contabiliza 396.785 casos de Covid e 9.773 mortes. Confira o boletim aqui.