Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em 11 dias, Campo Grande vacina apenas 96 bebês contra Covid e 68% não têm comorbidade

Foram aplicadas 96 doses da vacina em bebês. Desse total, apenas 30 foram em crianças que apresentaram laudos de comorbidades
Nathália Rabelo -
Vacina contra a Covid-19 está disponível para bebês de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades. (Foto: PMC/Divulgação)
Crianças morreram em decorrência do vírus da Influenza B - Ilustrativa (Foto: PMC/Divulgação)

Iniciada em 12 de novembro, a campanha de vacinação contra para bebês completa 11 dias nesta quarta-feira (23) com imunização abaixo do esperado para o público-alvo. Até o momento, 68,75% dos bebês vacinados tomaram a ‘xepa’ e apenas 31,25% compõem o público-alvo com comorbidades.

Segundo os dados da (Secretaria Municipal de Saúde), foram aplicadas 96 doses da vacina em bebês entre 6 meses e 2 anos de idade. Desse total, 30 foram em crianças que apresentaram laudos de comorbidades e 66 provenientes da xepa.

“Como medida para incentivar os pais a vacinarem seus filhos, a Secretaria de Saúde tem realizado buscas ativas para regularização da caderneta vacinal, e, assim, orienta os responsáveis pelas crianças sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, além de realizar plantão de vacinação nos finais de semana e feriados”, disse a Sesau em nota.

Xepa da vacina

Em reportagem anterior, a secretaria afirmou que uma das medidas para manter a imunização e não perder as doses é a ‘xepa’ da vacina, as doses são distribuídas de maneira espontânea aos pacientes que procuram as unidades no fim do dia.

Marilene da Silva Pereira, gerente da UBS (Unidade Básica de Saúde) Dona Neta, explica que a baixa procura favorece a ‘xepa’ da vacina, que é a distribuição de doses que restam quando sobram no frasco já aberto. A ‘xepa’ é destinada para crianças sem comorbidade.

A partir das 16h, a equipe começa a ligar para pais e responsáveis que procuram o posto mais cedo e deixam o nome em uma lista de espera. Ou seja, dos vacinados até agora, a maioria não faz parte do público-alvo, que são as crianças com comorbidade.

“Não dá para perder o lote, então ligamos para aqueles que procuram mais cedo. Os agentes de saúde também têm avisado as famílias nas casas sobre a liberação para faixa etária e a importância em vacinar o bebê”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

BDM Digital, empresa do Ecossistema Dakila, estabelece parcerias globais em visita à Stanford Law School

fogo no Pantanal

Ibama autoriza contratação de brigadistas para reforçar ações de prevenção a incêndios florestais em MS

Com risco de ventos de até 100 km/h, Dourados entra em alerta de tempestade

Leão XIV, em 1ª missa, destaca Igreja evangelizadora e temas caros de Francisco

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

VÍDEO mostra ciclista sendo atropelada por carro na Avenida Guaicurus

Últimas Notícias

Mundo

Índia e Paquistão escalam conflito e passam a bombardear alvos militares

Governo da Índia disse ter "neutralizado" o sistema de defesa aérea da cidade paquistanesa de Lahore

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em unidades de saúde de Campo Grande

Precisa de médico? A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta sexta-feira (9) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão disponíveis na UPA … Continued

Polícia

Homem tem vísceras expostas após ser esfaqueado durante briga em MS

Briga aconteceu entre o dono da casa e um empregado de uma empresa

Famosos

Confinada há 10 dias, Gretchen ameaça desistir do Power Couple Brasil; entenda

Gretchen perdeu a linha e quase pediu para sair do Power Couple Brasil 7; entenda o que levou à decisão da Rainha do Rebolado