Edital prevê nova pista e melhoria nas operações do aeroporto de Campo Grande em 60 meses

Os aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã vão a leilão nesta semana

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Aeroporto de Campo Grande
Área de check-in do Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Divulgação/MInfra)

O aeroporto de Campo Grande vai a leilão na quinta-feira (18), junto com outros dois de Mato Grosso do Sul. Os aeroportos entram no 7° bloco de concessões da Anac (Agência Nacional de Aviação) e a previsão é de que os vencedores do certame invistam pelo menos R$ 7,3 bilhões na modernização dos 15 terminais ao longo dos 30 anos de concessão.

Estão previstos aportes de R$ 377,6 milhões no aeródromo de Campo Grande e de acordo com o edital, a empresa vencedora deve construir pista de táxi de saída rápida conectando a área de pouso e decolagem ao pátio da Força Aérea Brasileira, adequada aos requisitos regulamentares de projeto para código de referência de aeronave e operação diurna/noturna, a 1.700 metros da cabeceira 06, compatível com as operações militares.

Tais melhorias devem ser executadas em 60 meses, a contar da assinatura do contrato. A 7ª rodada de concessões ofertará à iniciativa privada 15 aeroportos agrupados em 3 blocos regionais, sendo que para o bloco SP-MS-PA-MG o total de investimentos previstos é de R$ 5,8 bilhões.

Adequações previstas para todos os aeroportos

O edita da Anac prevê várias melhorias em todos os aeroportos do bloco. Deve haver adequações de infraestrutura necessárias para que o aeroporto esteja habilitado a operar, no mínimo, com uma pista de aproximação de não precisão, sem restrição, noturno e diurno, aeronaves código 3C até o fim da Fase I-B do contrato de concessão.

Além disso, a empresa que obter a concessão dos aeroportos deve adequar a capacidade de processamento de passageiros e bagagens, incluindo terminal de passageiros, estacionamento de veículos, vias terrestres associadas e outras infraestruturas de apoio.

Além disso, disponibilizar os recursos físicos para realização da inspeção de segurança em até 100% da bagagem despachada, da carga e da mala postal embarcadas em aeronaves partindo do aeroporto. E disponibilizar pátio de aeronaves para acomodar, de forma simultânea e independente, a quantidade de posições indicadas em contrato.

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