Drive-thrus ofereceram 50,6 mil vagas para testes contra covid-19, de acordo com a SES

Deste número, 44.612 foram agendadas e 6.022 vagas não foram preenchidas
| 01/03/2022
- 21:34
Drive-thrus ofereceram 50,6 mil vagas para testes contra covid-19, de acordo com a SES
Reprodução/Governo do Estado

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgou nesta terça-feira (1) um balanço dos drive-thrus de testagens realizadas em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. 

O serviço de testagem nos drive-thrus foi encerrado na segunda-feira (28) e ofertou 50.634 vagas para população sul-mato-grossense entre os dias 15 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022. Deste total, 44.612 foram agendadas e 6.022 vagas não foram preenchidas.

Conforme levantamento da SES, dos 44.612 testes agendados, 37.223 foram realizados – sendo 12.280 positivos para a Covid-19 –, correspondendo a 32,98% de índice de positividade. Já os outros 6.179 testes não foram realizados porque não houve o comparecimento de pacientes.

O drive-thru com maior volume de atendimento foi o de parceria com a Cassems, com 28.217 testes rápidos de antígeno realizados. Em seguida, fica Dourados também no ponto de parceria com a Cassems, com 11.551 testes realizados. O drive-thru de Três Lagoas em parceria com o Militar e a Secretaria Municipal de Saúde realizou 4.844 testes neste período.

De acordo com o secretário da SES, o serviço foi uma resposta rápida ao aumento de casos. Entretanto, por baixa procura o serviço foi suspenso. “A ideia é que a demanda seja absorvida pela Rede de Atenção Primária de cada município que passará a realizar os testes rápidos de antígeno na sua totalidade, absorvendo toda a demanda dos drives de testagens”, esclarece.

Para o assessor militar da SES, Coronel Marcello Fraiha, a estratégia dos drive-thrus de testagens foi um sucesso com o envolvimento de todos os parceiros. “A estratégia surgiu no momento em que a população sul-mato-grossense mais precisava da ampliação de testes rápidos de antígeno, desta forma, conseguimos estabelecer a parceria com a Cassems e construímos em Campo Grande o maior drive de testagem de Mato Grosso do Sul, além de implantar o serviço em Dourados. Em Três Lagoas, nós tivemos a parceria da secretaria municipal de saúde. A Sejusp também foi nossa parceira por meio do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar. Foi uma experiência exitosa e por isso agradecemos a todos os nossos colaboradores”.

 

Veja também

Serão 52 câmeras de monitoramento na Rui Barbosa e 30 câmeras na Calógeras

Últimas notícias