Pular para o conteúdo
Cotidiano

Do motorista ao passageiro, corredor de ônibus recém-inaugurado é alvo de críticas na Rui Barbosa

Do motorista ao passageiro, corredor de ônibus recém inaugurado é alvo de críticas na rua Rui Barbosa
Ranziel Oliveira -
corredor
Corredor de ônibus em operação na rua Rui Barbosa (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

 Mal começou a funcionar, o corredor de da Rua Rui Barbosa já rende e questionamentos por parte de comerciantes e condutores em . Perda de estacionamento, falta de segurança para pedestres e lentidão na via são só alguns dos problemas citados.

Trabalhando na frente de uma das novas estações de embarque, o vendedor Laércio Carreras, de 59 anos, acha que a medida não foi pensada para o público em geral. “Talvez pensaram no transporte coletivo, mas para o transporte em geral, não. Perdemos estacionamento e o trânsito no geral vai piorar, porquê ficaram só duas faixas de rolamento”, disse.

O vendedor também questionou a forma que a obra foi executada e sobre o investimento aplicado na obra. “Não comunicaram os comerciantes, só fizeram a obra. Esses pontos não protegem de nada. O eletricista que estava fazendo a parte elétrica do ponto correu pra loja quando começou a chover, porque o ponto não serviu de proteção contra a chuva. Foi só dinheiro jogado fora”, explicou.

Para a condutora Sandra Vitor, de 43 anos, a perspectiva sobre a obra não é muito diferente.  “Achei péssimo. O fluxo de carros nessa rua é muito grande e ela ficou muito pequena e apertada. Alguns motoristas não conseguem assimilar as faixas e fica bem complicado. Principalmente em alguns trechos mais movimentados, como no cruzamento da avenida Eduardo Elias Zahran”, opinou.

Ponto de ônibus antigo sendo removido na rua Rui Barbosa, quase esquina com a rua Professor Severino Ramos de Queirós (Foto: Nathalia Alcântara / Jornal Midiamax)

Para ela, que utiliza a via todos os dias, o pensamento é um só. “[Essa obra] foi focado só no transporte coletivo. Onde eles fizeram esse pontos há vários comércios. Dificultou muito a entrada e saída”, disse.

Usando um dos novos pontos da Rui Barbosa pela primeira vez, a professora Maria Ester, de 54 anos, fez um comparativo com a maioria dos outros pontos e os aspectos negativos. “Pelo menos esse tem banco. Faltou uma lixeira e dependendo da posição não vai proteger de nada. Corremos muitos riscos, se acontecer um acidente estamos expostos”, disse ela.

Novo corredor de ônibus

O corredor exclusivo de ônibus da Rua Rui Barbosa começou a funcionar nesta terça-feira (20). De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, 152 ônibus de 44 diferentes linhas passam a circular pelos 3,8 km que iniciam no Terminal Morenão e terminam na Avenida Mato Grosso. As obras tiveram início em 2021 e a entrega foi adiada algumas vezes.

Nos dias úteis, a faixa exclusiva para o transporte coletivo deve receber 986 viagens, com expectativa de redução no tempo de percurso dos ônibus e de espera dos usuários. 

A previsão foi feita pelos técnicos da (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) diante da perspectiva que os ônibus não irão competir por espaço com outros veículos e ganharão velocidade.

Aviso na rua Rui Barbosa (Foto: Nathalia Alcântara / Jornal Midiamax)

O corredor exclusivo inicia no Terminal Morenão, segue pelas ruas Chile, Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa. Na Rui Barbosa também serão inauguradas cinco estações de pré-embarque localizadas nas esquinas com as ruas Aníbal de Toledo, Professor Severino Ramo de Queiróz, Tônico Saad, Barão do Rio Branco e Marechal Cândido Mariano Rondon. As estruturas contam com tomada de energia, iluminação e acessibilidade. 

Além das estações de pré-embarque, a Rui Barbosa recebeu sinalizações horizontais e verticais, além de 21 conjuntos semafóricos conectados ao Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana. Na Central, é possível realizar a programação, reset, por fibra ótica, direto da central.

Confira as linhas que devem passar pela Rui Barbosa:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Senna’ vencem categorias no Prêmio Platino, na Espanha

Prêmio Platino destaca filmes e séries ibero-americanos. Cerimônia de premiação ocorreu no Palácio Municipal de Madri, na Espanha

Polícia

Dupla é detida por troca de etiquetas em supermercado do Jardim Centro-Oeste

Suspeitas trocaram etiquetas de uma peça de carne bovina, que pesava 4 kg, por uma de 1,7 kg

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio