Do motorista ao passageiro, corredor de ônibus recém-inaugurado é alvo de críticas na Rui Barbosa
Do motorista ao passageiro, corredor de ônibus recém inaugurado é alvo de críticas na rua Rui Barbosa
Ranziel Oliveira –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mal começou a funcionar, o corredor de ônibus da Rua Rui Barbosa já rende críticas e questionamentos por parte de comerciantes e condutores em Campo Grande. Perda de estacionamento, falta de segurança para pedestres e lentidão na via são só alguns dos problemas citados.
Trabalhando na frente de uma das novas estações de embarque, o vendedor Laércio Carreras, de 59 anos, acha que a medida não foi pensada para o público em geral. “Talvez pensaram no transporte coletivo, mas para o transporte em geral, não. Perdemos estacionamento e o trânsito no geral vai piorar, porquê ficaram só duas faixas de rolamento”, disse.
O vendedor também questionou a forma que a obra foi executada e sobre o investimento aplicado na obra. “Não comunicaram os comerciantes, só fizeram a obra. Esses pontos não protegem de nada. O eletricista que estava fazendo a parte elétrica do ponto correu pra loja quando começou a chover, porque o ponto não serviu de proteção contra a chuva. Foi só dinheiro jogado fora”, explicou.
Para a condutora Sandra Vitor, de 43 anos, a perspectiva sobre a obra não é muito diferente. “Achei péssimo. O fluxo de carros nessa rua é muito grande e ela ficou muito pequena e apertada. Alguns motoristas não conseguem assimilar as faixas e fica bem complicado. Principalmente em alguns trechos mais movimentados, como no cruzamento da avenida Eduardo Elias Zahran”, opinou.
Para ela, que utiliza a via todos os dias, o pensamento é um só. “[Essa obra] foi focado só no transporte coletivo. Onde eles fizeram esse pontos há vários comércios. Dificultou muito a entrada e saída”, disse.
Usando um dos novos pontos da Rui Barbosa pela primeira vez, a professora Maria Ester, de 54 anos, fez um comparativo com a maioria dos outros pontos e os aspectos negativos. “Pelo menos esse tem banco. Faltou uma lixeira e dependendo da posição não vai proteger de nada. Corremos muitos riscos, se acontecer um acidente estamos expostos”, disse ela.
Novo corredor de ônibus
O corredor exclusivo de ônibus da Rua Rui Barbosa começou a funcionar nesta terça-feira (20). De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, 152 ônibus de 44 diferentes linhas passam a circular pelos 3,8 km que iniciam no Terminal Morenão e terminam na Avenida Mato Grosso. As obras tiveram início em 2021 e a entrega foi adiada algumas vezes.
Nos dias úteis, a faixa exclusiva para o transporte coletivo deve receber 986 viagens, com expectativa de redução no tempo de percurso dos ônibus e de espera dos usuários.
A previsão foi feita pelos técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) diante da perspectiva que os ônibus não irão competir por espaço com outros veículos e ganharão velocidade.
O corredor exclusivo inicia no Terminal Morenão, segue pelas ruas Chile, Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa. Na Rui Barbosa também serão inauguradas cinco estações de pré-embarque localizadas nas esquinas com as ruas Aníbal de Toledo, Professor Severino Ramo de Queiróz, Tônico Saad, Barão do Rio Branco e Marechal Cândido Mariano Rondon. As estruturas contam com tomada de energia, iluminação e acessibilidade.
Além das estações de pré-embarque, a Rui Barbosa recebeu sinalizações horizontais e verticais, além de 21 conjuntos semafóricos conectados ao Centro de Controle Integrado de Mobilidade Urbana. Na Central, é possível realizar a programação, reset, por fibra ótica, direto da central.
Confira as linhas que devem passar pela Rui Barbosa:
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Análise do projeto ocorre em sessão extraordinária, após apagão na Casa de Leis, que impossibilitou os trabalhos na terça-feira (10)
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Acidente na MS-386 acaba com dois carros capotados e quatro feridos entre eles um adolescente
Um dos carros foi parar em cima de um guard rail
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.