Dirigir sem cinto de segurança é a mais frequente entre os condutores de , segundo o relatório da Diretoria de Transporte e do Seintra (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito) referente ao período de janeiro a maio deste ano. O levantamento aponta que 35,4% dos condutores foram multados por cometer essa infração.

Sobre a infração de dirigir sem cinto de segurança, a coordenadora de no Trânsito da Diretoria de Trânsito, Caroline Feliciano, destaca que o uso de cinto pode salvar vidas em um acidente. “Muito se sabe sobre os itens de segurança do veículo e seu uso correto, mas por falta de ‘costume’ os condutores e passageiros ainda tendem a não utilizar o equipamento”

A segunda infração mais cometida pelos motoristas, segundo o relatório, é de dirigir com o celular na mão, com índice de 23,3% das multas. A terceira infração é parar na pista de rolamento das demais vias dotadas de acostamento, com 5,3%.

“Dirigir com o celular ou o respectivo fone no ouvido é infração média, com multa e mais quatro pontos no prontuário do condutor. Se o motorista estiver manuseando ou digitando no aparelho, é caracterizada infração gravíssima, com multa e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação)”, esclarece Caroline Feliciano.