O Bolo de Santo Antônio já é uma tradição em Campo Grande. Há 20 anos, o dia do padroeiro de Campo Grande é comemorado com o bolo, que leva na massa além do amor e fé dos fiéis, centenas de alianças abençoadas. Segundo a tradição, encontrar uma das alianças é garantia de casamento.
Neste ano, o bolo tem sabor especial para os fiéis, pois comemora os 110 anos da paróquia e faz parte das celebrações da Trezena a Santo Antônio. Nos dois últimos anos, a tradição do bolo quilométrico, que reunia dezenas de pessoas para encontrar as alianças abençoadas, teve que ser alterada. Pelo terceiro ano, o bolo será vendido em pote e entregue em sistema ‘drive-thru’ das 6h30 às 13 horas, na Igreja Santo Antônio, na segunda-feira (13). Serão sete mil bolos de pote e 500 alianças abençoadas pelo padre da Paróquia Santo Antônio.
A medida é para manter os cuidados com a Covid-19. Nesse dia haverá missa às 12 horas. Já às 18 horas haverá procissão, saindo da Catedral até a Praça do Rádio, onde será realizada a missa de Santo Antônio. Santo Antônio é um dos santos mais populares e conhecidos do Brasil e do mundo, além de casamenteiro, é padroeiro dos pobres e padroeiro de Campo Grande.
Como é feito o Bolo de Santo Antônio
A confeiteira Fernanda Corrêa tem 20 anos de experiência e há três anos participa da preparação do Bolo de Santo Antônio na paróquia. Foi ela que contou ao Jornal Midiamax os detalhes do bolo. Segundo Fernanda, a massa do bolo não é industrializada e nem massa pronta. É tudo artesanal, feito com pão de ló, na cozinha da paróquia Santo Antônio. Por isso, o ‘gostinho’ de ‘bolo da vovó’. O bolo tem creme branco, creme de chocolate e cobertura de chantilly.
Uma das voluntárias que faz parte da organização do bolo de Santo Antônio é Bruna Medeiros, de 27 anos. Ano passado ela foi personagem na matéria do Jornal Midiamax sobre o bolo. Ela comprou 12 potes de bolo e diz ter levado para distribuir entre as amigas. Ela distribuiu os bolos de Santo Antônio e ficou com o último. E sim! É isso mesmo que você está pensando.
Entre todos os potes, somente o dela tinha a aliança. Na matéria, Bruna ainda não tinha achado a aliança e contou que estava namorando há dez anos. Santo Antônio abençoou o namoro com o pedido de casamento. Agora, ela está noiva e o casório marcado para outubro de 2024.

Embora o casamento seja a primeira coisa que se pensa em benção de Santo Antônio, Bruna — que faz parte da paróquia — conta que não é só com casamento que o padroeiro ajuda os fiéis. “Santo Antônio é um intercessor e muitos milagres são atribuídos, não só de casamento. Tem gente que vem aqui pedir por emprego, por exemplo”.
E será que ela tem alguma dica para quem tá em busca da aliança do santo casamenteiro?
Segundo a Bruna, é impossível descobrir em que pote terá uma aliança. “O bolo começou a ser feito na segunda-feira (6) e quando estiver tudo pronto, todo mundo sai e o padre vem colocar as alianças. Ele faz a oração e ninguém sabe onde estão as alianças. É impossível descobrir antes de abrir o pote”, explica Bruna.
Além da venda na Paróquia Santo Antônio, o bolo também será vendido e entregue no Arraiá de Santo Antônio, em parceria com a prefeitura, que ocorrerá na praça do rádio nos dias: 10, 11, 12 e 13 no período da noite.

Igreja Santo Antônio
Rua 15 de Novembro com Travessa Lydia Baís, no Centro.
Horário da secretaria: terça a sexta-feira das 7h30 às 17h.
Sábado: das 7h30 às 11h.
Horário das missas: terça a sexta-feira, 12h e 19h
Sábado: 18h