‘De volta ao lar’: denúncia de maus-tratos leva polícia a encontrar Belinha e devolvê-la à tutora

Belinha estava deitada em trapos; saiba como fazer denúncia de maus-tratos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
denúncia belinha resgate
Belinha já está com os tutores (Foto: Divulgação/GCM)

A cadela Belinha parecia que estava sem volta para casa, até a tarde desta segunda-feira (12). Porém, assim como nos melhores filmes, sua história teve uma reviravolta e Belinha, que estava longe de casa, já está de volta ao lar. Sua história teve um final feliz, nesta segunda-feira (12), graças a uma denúncia na Bairro Jardim Novos Estados, em Campo Grade.

A Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) e a equipe da Patrulha Ambiental da GCM (Guarda Civil Metropolitana) foram averiguar um possível caso de maus-tratos de animal doméstico. A vítima: Belinha.

A guarnição deslocou até o endereço informado e ao chegar no local encontraram Belinha deitada em cima de panos sujos e arisca. A cadela estava em um imóvel abandonado e, a princípio, não foi constatado maus-tratos.

resgate belinha
Belinha estava no meio de panos sujos (Foto: Divulgação/GCM)

Por conta do estado emocional de Belinha – e para evitar ainda mais estresse no animal – ela foi colocada com muita calma na caixa de manejo e conduzido para a Decat. Conforme a GCM, na delegacia uma senhora relatou que seu animal estava desaparecido e que Belinha era de sua mãe.

Após apresentação de documentação comprovando a veracidade dos fatos, foram feitos os procedimentos administrativos para que a mesma recebesse a tutela do animal. Belinha então foi entregue a tutora, e passa bem agora em seu lar.

resgate belinha
Belinha estava abrigada em imóvel vazio (Foto: Divulgação/GCM)

Como fazer denúncia?

Assim como animais silvestres, animais domesticados também são protegidos pela Lei e a penalidade para maus-tratos é de três meses a um ano de detenção para qualquer tipo de animal. No caso de cachorros e gatos, a pena é de dois a cinco anos de prisão. Ambos os casos são inafiançáveis.

Para denunciar, a população pode se dirigir até a Decat, na Rua Sete de Setembro, nº 2.421, no Bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande. Também é possível fazer a denúncia por telefone no (67) 3325-2567 e por e-mail denuncias.decat@pc.ms.gov.br.

Conteúdos relacionados

chuva