Pular para o conteúdo
Cotidiano

Crianças passam por cirurgia de reconstrução de lábio leporino no HRMS

Dez crianças, sendo duas de Campo Grande e oito do interior do Estado, estão no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) para dar início a cirurgia reconstrutora de fenda labial, também conhecido como lábio leporino. A cirurgia reparadora é feita no município de Bauru, em São Paulo. As crianças atendidas na Funcraf (Fundação … Continued
Karina Campos -
HRMS
Cirurgião plástico Dr. Carlos Eduardo veio de Bauru para o atendimento. (Foto: Divulgação/HRMS)

Dez crianças, sendo duas de e oito do interior do Estado, estão no HRMS ( de Mato Grosso do Sul) para dar início a cirurgia reconstrutora de fenda labial, também conhecido como lábio leporino.

A cirurgia reparadora é feita no município de Bauru, em . As crianças atendidas na Funcraf (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais) realizam o pré e pós-operatário no Estado pela equipe do HR.

Neste ano, através do termo de cooperação entre a fundação e o hospital, o cirurgião plástico Dr. Carlos Eduardo Bertier veio de estado vizinho realizar as cirurgias e explicou que a operação é não é apenas uma reconstrução estética, mas importante para o desenvolvimento do bebê.

“[A] reconstrução do lábio, músculos, mucosa e tecido cutâneo, que é feita para deixar da forma mais agradável possível, tanto no resultado estético, quanto na saúde e na vida social da criança melhorando a alimentação, amamentação, o convívio social e a comunicação”.

“Esse termo de cooperação facilita a vida do paciente, que não precisa ir até o interior de São Paulo para fazer a cirurgia. O Hospital Regional tem a logística e a Funcraf tem o recurso para que esse procedimento possa ser realizado aqui. Nesse fim de semana atenderemos dez crianças, mas esperamos que esse termo se estenda e que possamos trazer essa referência para o HRMS”, disse o cirurgião dentista e especialista buco maxilo, Dr Fernando Ruas Esgalha.

Já o diretor presidente do HRMS, Dr Viana de Oliveira Leite, assegurou a realização das cirurgias no HRMS disponibilizando toda a logística do HRMS; desde equipe de apoio a medicamentos.
“Esse translado que a família tem de fazer é desgastante para eles e para o Estado, que precisa acompanhar a família. Quando conseguirmos trazer essa referência para o HRMS não serão apenas dez, mas centenas de novos sorrisos estampado no rosto de nossas crianças”, finaliza.

O que é a reconstrução?

O lábio leporino é uma fissura do lábio superior, normalmente logo abaixo do nariz, causando uma abertura anômala para dentro do nariz. A cirurgia é delicada e exige recuperação, além do acompanhamento médico no pré e pós-operatório.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados