Crianças passam por cirurgia de reconstrução de lábio leporino no HRMS

| 03/06/2022
- 11:42
HRMS
Cirurgião plástico Dr. Carlos Eduardo veio de Bauru para o atendimento. (Foto: Divulgação/HRMS)

Dez crianças, sendo duas de Campo Grande e oito do interior do Estado, estão no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) para dar início a cirurgia reconstrutora de fenda labial, também conhecido como lábio leporino.

A cirurgia reparadora é feita no município de Bauru, em . As crianças atendidas na Funcraf (Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais) realizam o pré e pós-operatário no Estado pela equipe do HR.

Neste ano, através do termo de cooperação entre a fundação e o hospital, o cirurgião plástico Dr. Carlos Eduardo Bertier veio de estado vizinho realizar as cirurgias e explicou que a operação é não é apenas uma reconstrução estética, mas importante para o desenvolvimento do bebê.

“[A] reconstrução do lábio, músculos, mucosa e tecido cutâneo, que é feita para deixar da forma mais agradável possível, tanto no resultado estético, quanto na saúde e na vida social da criança melhorando a alimentação, amamentação, o convívio social e a comunicação”.

“Esse termo de cooperação facilita a vida do paciente, que não precisa ir até o interior de São Paulo para fazer a cirurgia. O Hospital Regional tem a logística e a Funcraf tem o recurso para que esse procedimento possa ser realizado aqui. Nesse fim de semana atenderemos dez crianças, mas esperamos que esse termo se estenda e que possamos trazer essa referência para o HRMS”, disse o cirurgião dentista e especialista buco maxilo, Dr Fernando Ruas Esgalha.

Já o diretor presidente do HRMS, Dr Viana de Oliveira Leite, assegurou a realização das cirurgias no HRMS disponibilizando toda a logística do HRMS; desde equipe de apoio a medicamentos.
“Esse translado que a família tem de fazer é desgastante para eles e para o Estado, que precisa acompanhar a família. Quando conseguirmos trazer essa referência para o HRMS não serão apenas dez, mas centenas de novos sorrisos estampado no rosto de nossas crianças”, finaliza.

O que é a reconstrução?

O lábio leporino é uma fissura do lábio superior, normalmente logo abaixo do nariz, causando uma abertura anômala para dentro do nariz. A cirurgia é delicada e exige recuperação, além do acompanhamento médico no pré e pós-operatório.

Veja também

Em um dia de alívio no mercado financeiro, a bolsa de valores subiu mais de...

Últimas notícias