Confira quem já pode ser atendido no Hospital Regional da Costa Leste em Três Lagoas

Ativação do Hospital foi dividida em 3 etapas
| 28/06/2022
- 12:42
Confira quem já pode ser atendido no Hospital Regional da Costa Leste em Três Lagoas
Hospital Regional da Costa Leste (Foto: Divulgação / Prefeitura de Três Lagoas)

O HRCL Hospital Regional da Costa Leste – Magid Thomé, em Três Lagoas, já está em funcionamento. Porém, nessa primeira etapa de ativação, o local atenderá como Pronto Socorro por livre demanda de urgência e emergência, apenas para pacientes pediátricos.

Isso ocorre, de acordo com a secretária de Saúde, Elaine Fúrio, porque a ativação do Hospital foi dividida em 3 etapas, conforme cada ala hospitalar entra em funcionamento, será ampliada a demanda, bem como os tipos de atendimentos.

Quais atendimentos são oferecidos nesse primeiro momento?

Como informado, neste primeiro momento o HRCL terá um perfil de atendimento no pronto-socorro EXCLUSIVAMENTE PEDIÁTRICO. Com isso, apenas crianças com mais de 30 dias de vida e com até 12 anos incompletos poderão ser atendidas no local.

Nesse contexto, o prédio conta com a Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico que é composta por um Pronto Socorro com capacidade de 30 e uma Clínica Pediátrica com 12 leitos. Com isso, serão atendidos pacientes (pediátricos) por livre demanda (portas abertas) com os seguintes quadros:

  • Consultas e aberturas de exames pediátricos;
  • Pequenas suturas;
  • Diarreia e/ou vômito recente;
  • Administração medicamentosa;
  • Curativos aos finais de semana e feriados;
  • Pneumonias agudas;
  • Conjuntivite;
  • Infecção do Trato Urinário não complicada;
  • Gastrenterologia;
  • Emergência psiquiátrica;
  • Acidentes com animais peçonhentos.

Ambulatório

O HRCL também conta, já nessa primeira etapa, com atendimento ambulatorial com capacidade de 140 consultas por mês. Apesar de ser para todo tipo de público — não somente pediátricos — esse funciona apenas por referenciamento, ou seja, outras unidades de saúde de Três Lagoas e dos 9 municípios referenciados fazem a solicitação de vaga (não é por livre demanda/portas abertas).

Como serão as demais etapas?

A segunda etapa, que já terá um perfil de atendimento para toda a população — independente de idade — é prevista para ser inaugurada no dia 10 de agosto, o HRCL passará a atender com 116 leitos, que são divididos em: 10 para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátricas e outros 10 de UTI adulto, além de 34 vagas para Pronto Socorro e 62 de enfermarias.

Ainda na segunda etapa, também será ativado o complexo cirúrgico e enfermarias cirúrgicas, pronto-socorro, além dos de apoio ao diagnóstico, que são: colonoscopia, endoscopia, broncoscopia, ultrassom/dopler e ressonância magnética.

A terceira e última etapa de ativação, prevista para funcionamento a partir de 10 de novembro, contará com a implantação da cardiologia de alta complexidade.

Veja também

A Prefeitura de Campo Grande abriu inscrições para o curso Patrimônio Cultural, em comemoração ao...

Últimas notícias