A tecnologia 5G de internet já está disponível em Campo Grande desde a manhã desta segunda-feira (19). Mas, o que é preciso para receber este sinal em seu aparelho de telefone na Capital de Mato Grosso do Sul?

Primeiro, é necessário ter um aparelho compatível com o 5G

Se o seu celular não tiver a tecnologia 5G disponível, você não conseguirá acessá-la. Isso vem de fábrica. A Anatel disponibiliza um painel de informações onde é possível consultar os smartphones 5G certificados e homologados.

A agência recomenda que antes de adquirir um celular, o cliente verifique o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consulte a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede.

Confira a lista completa dos aparelhos compatíveis neste link e saiba se o seu está na lista.

Operadora certa

Além do celular já preparado, a sua operadora de telefonia móvel também precisa disponibilizar o acesso ao sinal 5G.

As empresas Claro, Vivo e Tim informaram que já está tudo pronto para que o serviço seja fornecido aos clientes de Campo Grande e ressaltaram que o usuário precisa de um smartphone compatível com o 5G.

Local certo

Também é preciso estar dentro da área de cobertura do sinal 5G. Se você estiver em uma região da cidade que o sinal não alcança, ele não se conectará. Questionadas pelo Jornal Midiamax, as operadoras não informaram sobre as estações, o número de antenas e nem os bairros contemplados.

Último passo para acessar o 5G

Caso seu telefone, por mais que tenha a tecnologia disponível, não conecte automaticamente, é preciso configurar o aparelho para receber o sinal 5G. Como?

  • Acesse “Configurações”;
  • Toque em “Rede e Internet”;
  • Selecione a opção “Cartões SIM ou Chips”;
  • Toque em “Tipo de rede preferida”;
  • Marque a conexão de internet 5G.

Pronto, seu smartphone estará conectado ao novo sinal.

5G em Campo Grande

De acordo com o site Nperf, a concentração de celulares aptos a receber a tecnologia estão na região central de Campo Grande.

O site tem um mapa com a cobertura 5G no mundo e mostra a concentração de usuários com celulares aptos em cada cidade. O dado é baseado em pessoas que usam o aplicativo Nperf em seus smartphones, que também mede a velocidade da internet que chega nos aparelhos.

Em Campo Grande, há concentração de aparelhos na extensão da avenida Afonso Pena e na rua Bahia. Há também em parte da avenida Mato Grosso e das ruas 25 de dezembro, Antônio Maria Coelho, Marechal Rondon. Além de trechos da avenida Eduardo Elias Zahran e Fernando Corrêa da Costa.

Veja:

Mapa mostra celulares aptos a receber o 5G em Campo Grande. (Foto: Reprodução site Nperf)
Mapa mostra celulares aptos a receber o 5G em Campo Grande. (Foto: Reprodução site Nperf)