Os gabaritos oficiais das provas objetivas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 já estão disponíveis no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

As provas foram aplicadas nos dois últimos domingos, dias 13 e 20 de novembro, para mais de 43 mil estudantes, nas modalidades impressa ou digital, em Mato Grosso do Sul.

O Inep divulgou também os cadernos de prova completos com todas as questões aplicadas nesta edição do Enem, tanto impresso, quanto digital. Confira aqui os gabaritos.

O material está separado de acordo com as cores dos cadernos e por dia de aplicação. O exame teve uma questão de matemática anulada. O número da questão varia de acordo com o caderno.

Mesmo com os gabaritos das provas em mãos, ainda não será possível saber qual foi a nota da prova. Isso porque o Enem utiliza como método de correção a chamada teoria de resposta ao item (TRI). As notas variam de acordo com os acertos e erros dos alunos em cada prova.

Os resultados finais serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023, na Página do Participante, neste link. Após a divulgação dos resultados do Enem, serão abertas as inscrições para os processos seletivos que utilizam a avaliação como forma de ingresso no ensino superior. A data ainda será divulgada.

Enem

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para bolsas em instituições privadas, pelo ProUni (Programa Universidade para Todos ), e serve de parâmetro para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil ). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

O espelho da redação, com os detalhes das correções dessas provas, será divulgado apenas em abril, junto com as notas dos participantes treineiros. Ou seja, daqueles que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos. O tema deste ano foi Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.

Os participantes do Enem que não puderam comparecer ao exame podem, até sexta-feira (25), pedir a reaplicação do exame. Aqueles que faltaram por problemas logísticos ou por estarem com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa podem fazer os pedidos.

As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Cada pedido, que deverá ser feito na Página do Participante, será analisado individualmente.