Por volta das 8h deste sábado (4) a procura por vacinação contra a Covid, Influenza e Sarampo ainda era baixa na UBS Dona Neta, no Guanandi. Cinco pessoas aguardavam para se imunizar no único local de plantão de vacinação hoje.

Conforme apurado pela reportagem, a procura estava tranquila e, segundo agente de saúde, poucas pessoas estão procurando por doses nos últimos dias.

Na Unidade Básica de Saúde tem disponível vacinas de todas as doses, conforme o calendário fornecido pela (Secretaria Municipal de Saúde). As crianças que forem se vacinar, devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal.

Vacina contra a covid

A primeira dose da vacina contra a continua disponível para todas as pessoas com 5 anos ou mais. Aqueles que precisam tomar a sua segunda dose devem ficar atentos a data descrita no comprovante de vacinação. A carteirinha pode ser consultada pelo site: http://vacina.campogrande.ms.gov.br.

A terceira dose está disponível para pessoas de 12 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses e para pessoas de 18 anos com imunocomprometimento vacinadas há 28 dias.

Já a quarta dose é voltada a pessoas de 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde de qualquer idade e pessoas com imunocomprometimento de 18 anos ou mais vacinados há quatro meses.

Vacinação contra a Influenza e Sarampo

Desde o dia 16 de maio, a vacinação contra a gripe está liberada para todos os públicos prioritários estimado em aproximadamente 295,2 mil pessoas. A meta é atingir 90% de cobertura. Nesta semana, o anunciou a prorrogação da campanha de Influenza e Sarampo que terminaria nesta sexta-feira (03), extendendo o prazo para as pessoas pertecentes aos públicos prioritários possam se vacinar até o dia 24 de junho.

Como estratégia para ampliar o acesso e a cobertura vacinal entre as crianças, a Prefeitura de iniciou no mês passado a vacinação contra a Gripe em escolas da Rede Municipal de Educação (Reme). O trabalho é coordenado e executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e segue um cronograma pré-estabelecido entre a pasta e a direção das escolas.

A  vacina disponível no SUS foi atualizada e é eficaz contra o vírus da H3N2 que circulou no ano passado e infectou tantas pessoas antes mesmo do período mais crítico de contágio por vírus respiratórios.   A vacina da Influenza protege contra a H1N1, H2N3 e Influenza B.

Quem deve se vacinar contra Influenza?
Idosos com 60 anos ou mais
Trabalhadores da saúde
Crianças de seis meses a menores de cinco anos
Gestantes em qualquer idade gestacional
Puérperas até 45 dias pós-parto
Caminhoneiros
População indígena
Profissionais das forças armadas
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Trabalhadores da educação
Trabalhadores do serviço rodoviário de transporte de passageiros
População com deficiências permanentes
População com comorbidades
Profissionais do sistema penitenciário
Profissionais portuários
População privada de liberdade
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas

Quem deve se vacinar contra o Sarampo?

Trabalhadores da saúde
Crianças de seis meses a menores de cinco anos