Começa nesta segunda-feira (8) em , a Campanha Nacional de Vacinação contra a 2022, voltada para crianças de 0 a 5 anos. Simultaneamente, também acontecerá a Multivacinação para Atualização da Caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos.

A iniciativa é conduzida pelo e vai até o dia 9 de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira. No dia 20 de agosto, sábado, acontece o Dia D de Mobilização Nacional.

A Prefeitura de Dourados, através do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) realizou durante a última semana, capacitação técnica para a operacionalização da Campanha Nacional com o objetivo de eliminar dúvidas e organizar a logística de trabalho nas unidades de saúde.

O objetivo é atingir, em Dourados, a meta estabelecida pelo Ministério de Saúde de vacinar, pelo menos, 95% das crianças até cinco anos e superar os números que estão em queda nos últimos anos. Entre 2016 e 2021, apenas em 2018 a meta foi atingida no Mato Grosso do Sul, com 96% das crianças vacinadas.

Em 2020, foi de 82% e, no ano passado, apenas 74%, a pior marca da série histórica. “A pandemia da covid-19 dificultou ainda mais as campanhas, por isso essa queda mais acentuada. Agora precisamos melhorar esses números e aumentar a proteção de nossas crianças”, explica o gerente do Núcleo de Imunização Marcelo Marques Edvan.