Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com iminência do 5G, bairros de Campo Grande ainda sofrem com falta de sinal e opções de internet fixa

Instabilidade e falta de cobertura ainda é um problema na internet fixa e móvel em alguns pontos da Capital
Arquivo -
Ilustrativa
Ilustrativa

Inacessibilidade, conexão caindo frequentemente e telefone quase sem sinal de torre. A situação soa familiar à internet do início dos anos 2000, mas é a realidade de muitos campo-grandenses dentro do perímetro urbano da Capital do Mato Grosso do Sul, em pleno 2022.

A situação é enfrentada por Marcia Almeida Barbosa, de 51 anos, moradora do bairro Parque do Sol. Segundo ela, os problemas com a rede móvel do 4G são frequentes, e não há operadora que solucione. “Meu celular aceita três chips, mas já tentei colocando só um, também. Tenho Claro, Vivo e Tim, mas, aqui, você não conta com o 4G. Nenhuma funciona bem”, exclamou.

Marcia diz que problema de rede é recorrente para a internet móvel de forma geral. “Da internet do celular até as ligações, tem horas que funciona e outras, não. Você tem que ficar andando pela casa e procurar sinal da torre. Às vezes, você está em uma ligação e ela cai do nada. E você não consegue mais falar. Ou, te ligam e o celular dá como desligado. A torre chega no máximo a dois palitinhos. Funciona bem só depois da ponte do Lageado”, desabafou.

Ao longo de 18 anos de bairro, ela viu a evolução da internet fixa chegar a passos lerdos na região. “Já troquei de empresa 8 vezes. No caso da via rádio, a cada dois dias o técnico vinha em casa. Sky? Não funcionava bem nem a internet e nem a televisão. Passei muita raiva, mas há cerca de três anos, instalei uma de fibra ótica que funciona bem”, disse ela.  

Sem opções de internet fixa

Morador do bairro Canguru desde 2008, o servidor público aposentado Marden Ubirajara, de 46 anos, não tem problemas com a rede móvel do celular, mas sofre com falta de opções na rede fixa. “Aqui só chega a internet de fibra ótica. Tem as via rádio, mas o sinal é ruim. Esses dias, tentamos pedir uma de fibra da empresa OI, de 200 megas. Ficou tudo certo e no final não vieram instalar. Deve ser porque aqui é um pouco afastado e não tem cobertura”, explicou.

No bairro Carioca, a professora Samara Anatleto, de 28 anos, sofreu para conseguir encontrar uma empresa de internet fixa que tivesse cobertura na sua região. “Mudei há cerca de um mês e foi difícil encontrar uma operadora que tivesse disponibilidade aqui. Liguei para mais de seis empresas”, disse.

Sobre a internet móvel, Samara afirma que não tem problemas com o serviço na região. Entretanto, ficou impressionada com a resposta padrão das empresas para o serviço fixo. “As seis empresas falaram que não tinham cobertura ou disponibilidade na região. Na 7ª ligação, consegui uma, até o momento não posso reclamar”, finalizou.

5G em Mato Grosso do Sul

Os sul-mato-grossenses podem se preparar para receber a tecnologia 5G a partir de julho de 2022, gradativamente. O novo padrão de conectividade chegará, de forma escalonada, às demais cidades até 2029, conforme o Ministério das Comunicações. Também estão previstos investimentos para ampliar a rede 4G em localidades, municípios e rodovias que ainda não contam com essa cobertura.

[Colocar ALT]
5G, ilustrativa (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A expansão da no setor de telecomunicações é agora possível em decorrência do leilão do 5G, realizado pela (Agência Nacional de Telecomunicações) e promovido pelo Ministério no início de novembro de 2021. Na licitação das faixas de radiofrequência — 700 MHz (megahertz); 2,3 GHz (gigahertz); 3,5 GHz; e 26 GHz — o estabeleceu compromissos que devem ser cumpridos pelas empresas vencedoras para aumentar a conectividade em todo Brasil.

No Centro-Oeste, seis operadoras arremataram faixas e fornecerão os serviços de internet móvel. Além da Claro, Vivo e Tim, estreiam na região a Winity II, a Brisanet e a Algar Telecom.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Eu vou te matar’: casal é preso após furtar farmácia e ameaçar trabalhador que tentou conter fuga

9096bets: aposte com segurança em uma plataforma líder em 2025

Inscrições para a 1ª Prova Nacional Docente terminam nesta sexta-feira

Dólar sobe para R$ 5,56 puxado pelo mercado externo

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

tereza carrefour lei da reciprocidade

Senadora Tereza Cristina irá integrar CPMI para investigar fraude no INSS

Últimas Notícias

Polícia

Mulher é presa com quase meia tonelada de maconha na MS–156 rumo a SP

Prejuízo estimado ao crime organizado foi de R$ 950 mil, segundo a corporação.

Brasil

Caso Nicolly: novas partes do corpo da adolescente esquartejada são encontradas às margens de lagoa

Nas costas da jovem, escreveram a sigla “PCC”, numa tentativa de despistar os investigadores

Polícia

Polícia paraguaia prende suspeito de tráfico acusado de triplo homicídio na fronteira com MS

Eugênio tem histórico marcado por suspeitas de atuação no narcotráfico da fronteira com Coronel Sapucaia

Cotidiano

Taxistas bloqueiam carros de terceirizada da Aena em protesto por vaga exclusiva no aeroporto

Mobilização acontece desde o início da noite desta sexta-feira, e reúne cerca de 40 veículos segundo o presidente da associação que representa a categoria