Os sul-mato-grossenses podem se preparar para receber a tecnologia 5G

Cobertura 5G

A tecnologia de quinta geração móvel chegará a todas as 467 cidades do Centro-Oeste. Conforme o edital, as capitais serão as primeiras a receber o 5G, até julho de 2022. Os municípios com mais de 500 mil habitantes serão atendidos até o início de 2023 e, de forma gradual, a cobertura se estenderá aos demais. Os compromissos preveem ainda a cobertura 5G em 57 localidades (que não são sede municipais) da região. Em todo o país, serão 5.570 municípios atendidos e mais 1,7 mil localidades.

Para oferecer tecnologia 5G, as empresas precisam desativar nas cidades o sinal de TV por meio de antenas parabólicas: o Serviço Fixo por Satélite (FSS, da sigla em inglês Fixed Satellite System). Isso porque a faixa de 3,5 GHz (gigahertz) – que será utilizada para o 5G – é próxima da faixa usada pelas TVs parabólicas, o que pode gerar interferência nos sinais.

Com o objetivo de evitar a interrupção do serviço de TV, operadoras devem assegurar que famílias recebam novos equipamentos para a recepção do sinal de TV aberta e gratuita na banda Ku. O será acompanhado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Expansão do 4G

Entre os compromissos previstos no edital, está a expansão do sinal 4G ou superior para localidades e municípios que ainda não contam com essa tecnologia. Esse padrão de conectividade será ativado em 447 localidades e em 53 municípios, beneficiando 181,6 mil pessoas. Além disso, 7,5 mil quilômetros de rodovias federais (hoje sem conectividade) serão contemplados com cobertura de 4G.