A dificuldade para o tucano se alimentar chamou a atenção no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em , assim que ele chegou ao local. Jovem e com o bico amassado na parte superior, os biólogos e outros funcionários discutiam se a causa seria uma má formação ou acidente, como uma queda do ninho, por exemplo. Após 8 meses e com a doação de uma impressora 3D pelo biólogo Richard Rasmussen, o animal recebeu a prótese. 

Conforme o Cras, o procedimento realizado é inédito e inovador em nível nacional. Por meio da tecnologia, o tucano macho, que estava com a parte superior do bico quebrada, pode ter mais qualidade de vida. O médico veterinário, Lucas Cazati, que realizou o implante, fala que a preparação ocorreu por alguns meses e envolveu avançada tridimensional para a confecção do membro do animal. 

Após 8 meses e com a doação de impressora 3D, animal recebeu a prótese. Foto: Semagro/Divulgação

“No ano passado foi realizado um procedimento similar em outro tucano, no interior de São Paulo, mas a dimensão da prótese era menor. Esse implante de agora foi mais uma das ações realizadas pelo Cras no suporte à vida selvagem em Mato Grosso do Sul”, declarou o veterinário. 

Já na fase adulta, ainda conforme Cazati, e equipe do Cras aguardou o momento certo e conseguiu imprimir um bico compatível com o peso e tamanho do tucano. O modelo da prótese foi feito a partir da extração de uma imagem de tomografia e reproduzido em impressora 3D. Atualmente, o animal está bem e permanece no Cras. 

Tucano está bem e permanece no Cras. Foto: Semagro/Divulgação

MS como referência nestes tipos de implantes

Em março de 2020, o Cras realizou um implante de bico em uma arara-canindé e, em outubro do ano passado, implantou uma prótese 3D na perna de uma seriema adulta. Todos os procedimentos tiveram reconhecimento nacional, envolvendo instituições de ensino superior do país. 

O Cras está localizado no Parque Estadual do Prosa e é uma coordenadoria da Gerência de Recursos Pesqueiros e Fauna, vinculado ao (Instituto de de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Seriema recebeu prótese em setembro e agora se adapta ao novo membro. Foto: Semagro/Divulgação