O último boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) sobre a varíola dos macacos mostra mais uma vez o avanço da doença em Mato Grosso do Sul. São quatro novos casos confirmados, chegando a 16 o total de casos de varíola dos macacos no Estado.

Por isso, no início do mês, a Sesau relatou, diante de um cenário até menos preocupante, que haveria sete pontos de testagem em Campo Grande.

Porém, segundo a assessoria da pasta, a implementação destas unidades sentinelas está dentro do Plano de Ação que a Sesau ainda está desenvolvendo. “Ele ainda está em fase de conclusão. Esse fluxo ainda não está estabelecido. Por enquanto, os casos suspeitos seguem tendo o teste coletado na unidade em que ele foi atendido”, explicou em nota.

Campo Grande é o município com maior número de casos, 11 ao todo, com 12 suspeitos e 8 casos descartados.

Boletim da varíola dos macacos

Com quatro novas confirmações, uma delas em um idoso, chega a 16 o total de casos de varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul. Em boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (22), a SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou ainda que há 28 casos suspeitos da doença.

Repetindo sequência desde a primeira confirmação, todos os novos diagnósticos foram confirmados em homens. Três pacientes são de Campo Grande e têm 27, 31 e 47 anos. O quarto, mora em Costa Rica e tem 61 anos, o com mais idade até o momento.

Campo Grande é o município com maior número de casos, 11 ao todo. Na sequência aparecem Dourados com dois, Itaquiraí, Aparecida do Taboado e Costa Risca.