A partir deste domingo (9), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) repassa 80 mil testes rápidos de antígeno para os municípios de Mato Grosso do Sul. Os testes são para detecção da e combate à pandemia.

Segundo a Secretaria, esta é uma das ações previstas no plano para mitigar o avanço da doença no Estado. O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destaca que os municípios já receberam testes durante toda a pandemia.

Mas destaca a necessidade de intensificar as testagens com a alta procura. “Com o aumento de casos no início deste ano, mudamos a nossa estratégia e as remessas passarão a ser enviadas semanalmente sendo distribuídas de acordo com a população para os 79 municípios”.

No entanto, para continuar a receber os testes, as cidades “precisarão comprovar o uso de 60% dos testes enviados”. A coordenadora-geral de Assistência Farmacêutica do Estado, Josy Mariane Thaler Martini Rocha, afirma que apenas 45 municípios receberão os testes neste primeiro momento.

“Estes municípios comprovaram o uso de 60% dos testes enviados”, destacou. Os municípios que receberão o maior quantitativo são: Campo Grande com 25.800 testes, Dourados com 6.420 testes, Três Lagoas com 3.520 testes, Naviraí e onde cada um receberá 1.580 testes, Maracaju com 1.360 testes, Paranaíba com 1.200 testes, Amambai com 1.140 testes.

Os testes podem ser retirados pelas secretarias municipais de Saúde a partir deste domingo até a segunda-feira (10). A retirada está disponível das 8h às 12h30 e das 13h30 às 16h30. O material que não for retirado até 14 de janeiro terão o repasse cancelado.