Com alta demanda, Campo Grande estuda dar atestado online aos pacientes com covid

Após o resultado positivo, serviço de teleatendimento poderá enviar atestado online
| 25/01/2022
- 14:34
Equipe conta com 16 profissionais.
Equipe conta com 16 profissionais. - (Foto: Marcos Ermínio)

A sinalizou, nesta terça-feira (25), a modernização e agilidade em fornecer atestado aos moradores que testarem positivo para , de maneira virtual. Com o reforço na equipe do serviço de teleatendimento, o objetivo é desafogar as unidades básicas de saúde após o exame.

A chefe do setor e médica, Nadia Cabistrano de Almeida, explicou, durante a coletiva de imprensa sobre o aumento no quadro de funcionários que vão suprir a demanda, que o planejamento ainda será adaptado com os profissionais da linha de frente. “Temos que alinhar com a atenção primeira, essa planilha de informações do que vem dos postos (atenção primária)”, disse.

Atualmente, o paciente que procura a testagem nas unidades de saúde, após testar positivo, precisa aguardar uma fila e passar por um médico. O projeto é facilitar o atestado aos pacientes que realizaram o exame, testam positivo e precisam de atestado médico para quarentena em casa. Com o resultado, o morador irá passar por um novo atendimento a distância e, em seguida, receber o atestado por e-mail ou WhatsApp.

Reforço no atendimento

A (Secretaria Municipal de Saúde) reforçou o quadro de funcionários do teleatendimento para o atendimento aos pacientes com sintomas de Covid-19 ou doenças respiratórias por telefone, auxiliando e reduzindo as filas presenciais em unidades de saúde. O serviço estava funcionando com equipe multidisciplinar composta por oito profissionais, agora, conta com 16 profissionais, sendo quatro médicos.

Ao ligar no número 2020-2170, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o serviço. A recepção será feita por um profissional que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário preestabelecido, que será inserido no sistema.

Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento, caso seja necessário, que dará o encaminhamento devido e recomendará a conduta mais assertiva com base no histórico colhido. O atendimento acontece diariamente (inclusive aos sábados, domingos e feriados), das 7h às 19h.

O sistema foi desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande através da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) e com o apoio técnico da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Veja também

A GMD (Guarda Municipal de Dourados) realizou entrega de cobertores para pessoas em situação de...

Últimas notícias