Com alta demanda, Campo Grande estuda dar atestado online aos pacientes com covid
Após o resultado positivo, serviço de teleatendimento poderá enviar atestado online
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Prefeitura de Campo Grande sinalizou, nesta terça-feira (25), a modernização e agilidade em fornecer atestado aos moradores que testarem positivo para Covid-19, de maneira virtual. Com o reforço na equipe do serviço de teleatendimento, o objetivo é desafogar as unidades básicas de saúde após o exame.
A chefe do setor e médica, Nadia Cabistrano de Almeida, explicou, durante a coletiva de imprensa sobre o aumento no quadro de funcionários que vão suprir a demanda, que o planejamento ainda será adaptado com os profissionais da linha de frente. “Temos que alinhar com a atenção primeira, essa planilha de informações do que vem dos postos (atenção primária)”, disse.
Atualmente, o paciente que procura a testagem nas unidades de saúde, após testar positivo, precisa aguardar uma fila e passar por um médico. O projeto é facilitar o atestado aos pacientes que realizaram o exame, testam positivo e precisam de atestado médico para quarentena em casa. Com o resultado, o morador irá passar por um novo atendimento a distância e, em seguida, receber o atestado por e-mail ou WhatsApp.
Reforço no atendimento
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) reforçou o quadro de funcionários do teleatendimento para o atendimento aos pacientes com sintomas de Covid-19 ou doenças respiratórias por telefone, auxiliando e reduzindo as filas presenciais em unidades de saúde. O serviço estava funcionando com equipe multidisciplinar composta por oito profissionais, agora, conta com 16 profissionais, sendo quatro médicos.
Ao ligar no número 2020-2170, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o serviço. A recepção será feita por um profissional que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário preestabelecido, que será inserido no sistema.
Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento, caso seja necessário, que dará o encaminhamento devido e recomendará a conduta mais assertiva com base no histórico colhido. O atendimento acontece diariamente (inclusive aos sábados, domingos e feriados), das 7h às 19h.
O sistema foi desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande através da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) e com o apoio técnico da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.