Número de profissionais no teleatendimento para pessoas com sintomas respiratórios dobra em Campo Grande

A capacidade diária de atendimento também mudará de 300 para cerca de 1.000

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Contrato de trabalho terá validade de um ano.

O serviço de teleatendimento da Prefeitura de Campo Grande para casos de pacientes com sintomas respiratórios será reforçado a partir desta terça-feira (25). O objetivo é ampliar o acesso ao serviço para pacientes que estejam com sintomas de gripe ou Covid-19, diante do aumento expressivo na procura por atendimento nas unidades de saúde.

Atualmente, o serviço estava funcionando com equipe multidisciplinar composta por oito profissionais. O quadro será reforçado com mais oito profissionais, totalizando 16 profissionais por período, sendo quatro médicos. Assim, a tual capacidade de atendimento, que era de cerca de 300 por dia, deve chegar a 1.000 atendimentos. 

O intuito do teleatendimento é orientar e dar o devido encaminhamento ao paciente sintomático respiratório sem a necessidade de que ele se desloque até as unidades de saúde, evitando assim o risco de contaminação. Somente neste mês de janeiro, o serviço já realizou mais de 9,2 mil atendimentos e a expectativa é dobrar nas próximas semanas.

Como funciona?

Ao ligar no número 2020-2170, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o serviço. A recepção será feita por um profissional que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário preestabelecido, que será inserido no sistema.

Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento, caso seja necessário, que dará o encaminhamento devido e recomendará a conduta mais assertiva com base no histórico colhido. O atendimento acontece diariamente (inclusive aos sábados, domingos e feriados), das 7h às 19h.

O sistema foi desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande através da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) e com o apoio técnico da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

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