Cinco meses depois, função para ‘furar fila’ em corridas de app ainda não vingou em Campo Grande

Na dinâmica da função, passageiro paga mais caro para poder ter prioridade em fila de embarque

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(Arquivo, Jornal Midiamax)

Disponível nos aplicativos dos campo-grandenses desde junho, a função ‘prioridade’ na plataforma da Uber ainda não vingou entre os passageiros. A ferramenta, que permite “furar a fila” na espera por carro disponível para corrida ainda não é tendência entre os passageiros.

A funcionalidade funciona a partir de determinados horários, quando a demanda por corridas está maior. Os valores a mais que os passageiros podem desembolsar depende. Por exemplo, se uma corrida custa R$ 20, a categoria “Prioridade” o valor vai a R$ 25. Se o horário é de preço dinâmico, os valores são mais altos.

A estudante Giovanna Silva, de 19 anos, disse ser passageira assídua de corridas por aplicativo e nunca usou a função. “Não sei como é na prática, porque normalmente quando estou com pressa eu chamo em outra plataforma. Os valores acabam dando no mesmo”, disse.

Os motoristas das plataformas dizem que a função ‘não vingou’ entre os passageiros. Fuad Salamene diz que não há demanda de passageiros através da função. A reportagem pergunta se há reclamações dos passageiros sobre o recurso e ele responde:

“Não houve nenhuma reclamação dos passageiros, porque, na verdade, eles não utilizam. O que se vê são muitos migrando para a Indriver. Não sei se a Uber não soube passar essa função direito para o passageiro”, disse.

O motorista diz que a maior parte da renda parte do aplicativo vizinho. “O Indriver é o aplicativo mais democrático. O passageiro negocia a corrida com o motorista e ele aceita se quiser. Hoje, 70% da minha renda é Indriver, outros 20% é da Uber e 10% da 99”,afirma.

Demanda é maior no horário de pico

Um motorista, que trabalha na função há dois anos, disse que a maior demanda através do “prioridade” da Uber são nos horários de pico. “Nos horários de maior demanda, no horário de pico. Após os horários de pico os pedidos diminuem bastante e os valores caem consideravelmente”, disse.

O trabalhador explicou à reportagem que a funcionalidade de negociar os valores das corridas com os passageiros é mais vantajoso e que os clientes da Uber ainda não entenderam a função. “A maioria dos passageiros reclamam, pois nem todos entendem que para ter suas necessidades atendidas tem que oferecer uma proposta melhor que as demais”, disse.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Uber, mas até o fechamento do material não havia se posicionado. O espaço segue em aberto para resposta.

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