A chuva esperada começou a cair em regiões de Campo Grande, no início da tarde desta sexta-feira (17), como alertado pela meteorologia. A previsão é de temporais e nova queda nas temperaturas nos próximos dias.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), entre essa sexta-feira e domingo (19) há probabilidade de chuvas de intensidade forte a moderada e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo devido ao avanço de uma frente fria.

Nestes dias são esperados acumulados de chuva acima de 50mm/24h. Para esta frente fria não se espera queda acentuada das temperaturas com exceção da região sul. Na sexta-feira, são esperadas temperaturas entre 14°C (mínima) e 23°C (máxima) nas regiões do Cone-sul e sul-fronteira. Nas regiões Norte e Bolsão, temperaturas mínimas entre 18 s 20ºC e máximas de 31°C. Para a capital esperam-se temperaturas mínimas de 19ºC e máximas por volta dos 26ºC.

Já no sábado (18), as temperaturas nas regiões do Cone-sul e sul-fronteira, são esperadas mínimas entre 9/11ºC e máximas de 18ºC. E em Campo Grande, mínimas de 16°C e máximas de 20ºC. No domingo (19/06) são esperadas temperaturas mínimas de 7 a 9°C e máximas de 20°C na região do Cone-sul e sul-fronteira. Na região do Pantanal, temperaturas mínimas de 16°C e máximas de 25°C. Para a capital esperam-se temperaturas mínimas de 15ºC e máximas por volta dos 23ºC.

chuvas e tempestade
Aviso de tempestade do Inmet. (Foto: Reprodução)

Chuva em MS

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas para tempestade intensas em maior parte de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (17), e início da nova queda nos termômetros, com aviso de declínio de 5°C nas temperaturas, principalmente, na região sul do Estado.

O aviso da passagem da nova frente fria inicia às 14h desta sexta-feira e segue até às 9h de domingo (19). As principais cidades atingidas são: Amambai, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

As chuvas intensas devem atingir volume pode variar de 30 a 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhada de ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há grande risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, até às 20h desta sexta-feira.