Chapadão do Sul, cidade localizada a 325 quilômetros de Campo Grande, completa 35 anos de emancipação político-administrativa neste domingo (23). As comemorações começaram na última sexta-feira e encerram na noite de hoje com muitas festividades gratuitas à população.

A região onde hoje se localiza a cidade começou ser povoada na década de 70 com a chegada do Comendador Júlio Alves Martins, que na época adquiriu um loteamento e deu início às primeiras casas.

Colonizada por desbravadores vindos de várias regiões brasileiras, especialmente do Sul, o município começou a se desenvolver devido ao cultivo de arroz, soja e milho.

Mas foi a partir do início da década de 80 que o povoado deslanchou e foi elevado a distrito em 1982. Assim, o município de Chapadão do Sul foi criado em 1987 pelo então governador Marcelo Miranda Soares. Cidade foi criada a partir do desmembramento de Cassilândia e Paranaíba.

Celebrações de 35 anos

A primeira noite da comemoração dos 35 anos de Chapadão do Sul, na última sexta- feira (21), contou com apresentações de DJ Arthur, Banda US Cara e Ela, Marlon e Serginho e DJ Marquinhos Espinosa.

Já no sábado (22), Almir Sater, DJ Celso subiram ao palco. Além disso, ocorreu a tão esperada queima de fogos à meia-noite que marcou os primeiros minutos do aniversário do município.

A celebração encerra na noite deste domingo (23) com show de Amando Batista e apresentação do DJ String.

Live de 34 anos de emancipação

O cenário que marca os 35 anos de Chapadão do Sul é bem diferente do ano anterior. Em 2021, a cidade ainda seguia normas de biossegurança contra a Covid-19 e comemorou os seus 34 anos por meio de uma grande live.

Evento online contou com shows de Hugo e Eduardo e a cantora Jully. Durante toda nossa festa virtual, também ocorreu o sorteio do IPTU 2021 que soteou R$ 100 mil  em dinheiro. A Live foi transmitida pelo Canal do Youtube da Prefeitura e pela página oficial da Prefeitura de Chapadão do Sul na época.

Morte de Júlio Alves Martins

O fundador do município, Júlio Alves Martins, morreu no dia 13 de junho de 2020, aos 91 anos, vítima de infarto.

Aviador, ‘Seo Júlio’ chegou às terras que hoje pertencem ao município no início da década de 70. Logo, começou a levar agricultores de Rio Grande do Sul para colonizar as terras. Segundo ele contava, foram mais de 13 mil horas de voo levando novos moradores para o vilarejo que tinha como primeiro nome de Chapadão dos Gaúchos.

A história do fundador é tão presente na cidade, que a própria data de emancipação foi escolhida por ele, pois dia 23 de outubro é considerado o dia do Aviador, que era a grande paixão de Júlio.

Chapadão do Sul é o município localizado na maior altitude de MS: 905 metros acima do nível do mar. E, outra curiosidade é que os moradores utilizam dois horários, o de MS e o oficial de Brasília, o que gera muita confusão.