Casamentos em Mato Grosso do Sul crescem 31% no primeiro mês de lei que reduz prazos
Casamentos em Mato Grosso do Sul aumentaram 8,6% na comparação anual
Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O número de casamentos civis em Mato Grosso do Sul cresceu após a lei que reduziu os prazos nos cartórios, de acordo com levantamento da Arpen/ MS (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Mato Grosso do Sul). Os dados apontam que, em julho, primeiro mês de vigência da Lei Federal 14.382/22, que diminuiu prazos de habilitação e celebração do matrimônio, o Estado registrou 1.360 cerimônias, 31,8% a mais que o verificado em junho, quando foram realizadas 1.038 celebrações.
A lei também facilita a mudança de nome, de forma imotivada e em qualquer idade, sem a necessidade de entrar com ação judicial. Com isso, nove pessoas em Mato Grosso do Sul registraram a mudança.
No acumulado de 2022 até agosto, o Estado registrou 9.382 casamentos civis, alta de 8,68% na comparação com o mesmo período de 2021, quando foram feitos 8.633 matrimônios. Frente ao pico da pandemia em 2020, quando as celebrações caíram e foram registradas 6.266 celebrações, o aumento no ano foi de 49,73%.
“Já podemos perceber com esses dados a agilidade dos nossos Cartórios, não apenas de Mato Grosso do Sul, mas de todo país. Antes um processo que poderia demorar mais de um mês, agora é feito em muito menos tempo. O casal comparece ao cartório, leva a documentação exigida e em até 20 dias, poderão estar oficialmente casados”, comenta o presidente da Arpen-MS, Marcus Roza.
Quais foram as mudanças?
A nova lei federal, que entrou em vigor em julho deste ano, trouxe importantes alterações no prazo para o casamento civil, reduzindo para até cinco dias o prazo de emissão da habilitação de casamento – procedimento no qual os noivos apresentam a documentação – e que já autoriza a realização do matrimônio.
Após a entrega do certificado de habilitação, o casamento pode ser realizado em até 90 dias. Também foi excluída a necessidade de participação do Ministério Público no processo, salvo em caso de oposição de impedimento ao casamento. Está prevista, para outubro, o lançamento de uma plataforma nacional para casamentos virtuais.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.