Pais de alunos da Escola Municipal Doutor Plínio Barbosa Martins, no Jardim das Macaúbas, em Campo Grande, estão preocupados com o próximo ano letivo. Isso por que estão sendo informados de que em 2023 a escola não vai mais oferecer o 8° e 9° do Ensino Fundamental.

Como opção, a Semed (Secretaria municipal de Educação) oferece escolas localizadas nos bairros Moreninhas e no Alves Pereira.. Porém, as mães de alunos reclamam da dificuldade do deslocamento e o transporte de filhos pequenos.

Prefeitura justifica mudança

A Semed justifica que a Rede Estadual de Ensino, gradativamente está deixando de atender o ensino fundamental I (do 1° ao 5° ano) e assim, o município acolhe estes alunos, mas precisa ajustar as turmas;

“Tal medida é necessária para garantir que os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, consigam estudar mais próximos de suas residências, sem necessidade de deslocamento. E leva em consideração que os alunos dos anos finais do ensino fundamental têm mais autonomia para se deslocar a uma unidade escolar da Reme ou da REE, utilizando meios próprios ou o transporte coletivo – com uso do passe do estudante, que é gratuito – para outras escolas próximas que oferecem turmas do 8° e 9° ano”, diz a nota.. 

Com a mudança, e escola Plínio Barbosa Martins no Jardim das Macaúbas vai abrir 12 novas turmas das séries iniciais nos períodos matutino e vespertino.

“Todo o processo de matrícula destes alunos nas escolas que oferecem as turmas está sendo acompanhado de perto pela Semed e unidade escolar da Reme, que dará o suporte para os responsáveis formalizarem a matrícula na REE”.

As escolas de ensino fundamental que podem atender os alunos do 8° e 9° ano da região são a EE Arlindo de Sampaio Jorge (localizada na Moreninha II a aproximadamente 5 km da EM Dr. Plínio Barbosa Martins), e EE Teotônio Vilela (localizada no Bairro Alves Pereira a 1,8 km da EM Dr. Plínio Barbosa Martins). As vagas em ambas as unidades escolares estão garantidas para os alunos da EM. Dr. Plínio Barbosa Martins, porém os responsáveis podem pleitear a vaga em outras escolas da preferência.