Campo Grande inicia fechamento de 8º e 9º anos em escolas municipais

Semed diz que precisa aumentar turmas do 1º ao 5º anos para atender alunos vindos da rede estadual

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
escola
Escola Municipal Doutor Plínio Barbosa Martins (Foto: Divulgação)

Pais de alunos da Escola Municipal Doutor Plínio Barbosa Martins, no Jardim das Macaúbas, em Campo Grande, estão preocupados com o próximo ano letivo. Isso por que estão sendo informados de que em 2023 a escola não vai mais oferecer o 8° e 9° do Ensino Fundamental.

Como opção, a Semed (Secretaria municipal de Educação) oferece escolas localizadas nos bairros Moreninhas e no Alves Pereira.. Porém, as mães de alunos reclamam da dificuldade do deslocamento e o transporte de filhos pequenos.

Prefeitura justifica mudança

A Semed justifica que a Rede Estadual de Ensino, gradativamente está deixando de atender o ensino fundamental I (do 1° ao 5° ano) e assim, o município acolhe estes alunos, mas precisa ajustar as turmas;

“Tal medida é necessária para garantir que os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, consigam estudar mais próximos de suas residências, sem necessidade de deslocamento. E leva em consideração que os alunos dos anos finais do ensino fundamental têm mais autonomia para se deslocar a uma unidade escolar da Reme ou da REE, utilizando meios próprios ou o transporte coletivo – com uso do passe do estudante, que é gratuito – para outras escolas próximas que oferecem turmas do 8° e 9° ano”, diz a nota.. 

Com a mudança, e escola Plínio Barbosa Martins no Jardim das Macaúbas vai abrir 12 novas turmas das séries iniciais nos períodos matutino e vespertino.

“Todo o processo de matrícula destes alunos nas escolas que oferecem as turmas está sendo acompanhado de perto pela Semed e unidade escolar da Reme, que dará o suporte para os responsáveis formalizarem a matrícula na REE”.

As escolas de ensino fundamental que podem atender os alunos do 8° e 9° ano da região são a EE Arlindo de Sampaio Jorge (localizada na Moreninha II a aproximadamente 5 km da EM Dr. Plínio Barbosa Martins), e EE Teotônio Vilela (localizada no Bairro Alves Pereira a 1,8 km da EM Dr. Plínio Barbosa Martins). As vagas em ambas as unidades escolares estão garantidas para os alunos da EM. Dr. Plínio Barbosa Martins, porém os responsáveis podem pleitear a vaga em outras escolas da preferência.

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal