Campo Grande define na segunda-feira data para começar a vacinar crianças de 3 anos contra a covid

Inclusão do novo público ocorre após comunicado da Saúde para início imediato da vacinação em crianças
| 15/07/2022
- 21:51
vacina crianças
Imagem ilustrativa - (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonito)

Campo Grande irá definir, na segunda-feira (15), data para iniciar a aplicação da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos. A aplicação do imunizante no novo foi aprovada pela Anvisa na última quarta-feira (13) e, nesta sexta-feira (15) o Ministério da Saúde orientou Estados e municípios para a incorporação imediata do novo público na campanha de vacinação.

Apesar da orientação da pasta, o novo público não deve receber o imunizante neste final de semana, informou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio de sua assessoria. Na segunda, uma data deve ser definida. Atualmente apenas crianças acima dos 5 anos podem ter acesso à vacina contra a -19.

Vacinação em crianças acima de 3 anos

O ministério recomenda que "sejam utilizados os estoques existentes nos Estados e municípios" e afirma que segue em tratativas para aquisição a de novas doses.

De acordo com o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, o Instituto Butantan, responsável pela fabricação e distribuição da Coronavac no Brasil, possui poucas doses do imunizante para este grupo e pede para que esses lotes sejam reservados para quem ainda não completou o esquema vacinal, ao menos em São Paulo.

Em nota, o ministério afirmou que ainda vai formalizar a decisão aos Estados, "bem como o cronograma de entrega de doses adicionais". Segundo Gorinchteyn, a importação de novas doses da China poderia demorar até 45 dias.

Até o momento, o Rio de Janeiro foi um dos poucos municípios a anunciar cronograma para vacinar a nova faixa etária. Na capital carioca, crianças de 4 anos já puderam receber a primeira dose da Coronavac nesta sexta.

Veja também

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferece 1.198 vagas de emprego...

Últimas notícias