A Prefeitura de realiza entre os dias 11 e 18 de maio a campanha de atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes. A ação será realizada através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Imunização, e do Conselho Tutelar.

Com a pandemia de Covid-19, nos últimos dois anos a cobertura vacinal de crianças e adolescentes ficaram abaixo do permitido pelas autoridades em saúde, por isso, é importante que os pais ou responsáveis levem seus filhos até uma unidade de saúde para atualização da carteira de vacinação. Para auxiliar a campanha de atualização, ações estão sendo desenvolvidas no município.

Durante os dias 11,12 e 13 de maio, escolas e CEIs (Centros de Infantil) estarão solicitando cópias dos cartões de vacinação de todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino. Nos dias 16,17 e 18, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão fazendo levantamento em todos os cartões de vacinação, feito levantamento os pais ou responsáveis daquelas crianças que estiverem com o esquema vacinal em atraso serão notificados e terão um prazo de 5 dias úteis para que possam atualizar a caderneta de seus filhos.

É importante ressaltar que de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) artigos 11 e 14 em seu parágrafo único, diz que o direito à vacinação é exclusivo e pessoal do menor. Se os pais ou responsáveis deixam de exercê-lo em nome e a favor do menor, caberá ao Ministério Público a legitimidade para usar remédios legais para assegurar esse direito. O Estatuto prevê ainda que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.