Dos dias 3 a 13 de maio registrou 96 casos de , um aumento significativo comparado aos meses anteriores. Tendo isso em vista, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) reforça a importância da população continuar com os cuidados para se prevenir da doença, pois a pandemia ainda não acabou.

O da Família e da Vigilância Epidemiológica da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues Neves, esclarece que a pandemia continua fazendo vítimas todos os dias no país e ressalta: “importante lembrar que cerca da metade das pessoas que se contaminam podem ficar com sequelas como problemas de memória, tosse, fraqueza, até mesmo aumento da pressão, entre outras”.

De acordo com Vinícius, o uso de máscaras, principalmente em locais fechados, continua sendo importante em especial para quem não completou o esquema de vacinas (pelo menos 3 doses), pessoas com problemas de saúde, gestantes, idosos e crianças.

A Prefeitura de Três Lagoas ressalta que apesar das flexibilizações de medidas de biossegurança contra a Covid-19, para ter acesso às unidades de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios e serviços de urgência emergência, como a UPA-24h, ainda é obrigatório o uso de máscara. A obrigatoriedade também é válida para uso do transporte público, assim como o isolamento de 7 dias para pessoas que testaram positivo para a doença.

Vacinação nas unidades de saúde

Quem desejar receber a vacina contra a Covid-19 pode procurar as Unidades de Saúde, que seguem imunizando a população, de segunda à sexta-feira das 8h às 16h30 nas Unidades de Saúde e das 8h às 18h nas USFs Saúde na Hora (Santo André, Atenas, Santa Rita, Vila Haro, Paranapungá, Maristela, Vila Piloto, Interlagos, São Carlos e Vila Nova).

Os esquemas de vacinação estão disponíveis para toda população e podem ser consultados por meio do endereço eletrônico em www.treslagoas.ms.gov.br/covid19.