Pacientes com câncer que aguardar por cirurgias relatam preocupação em aguardar na fila e piorar o estado de saúde. Os procedimentos eletivos, aqueles que não são considerados de urgência, do HCAA (Hospital do Câncer Alfredo Abrão) foram adiadas e remarcadas, por conta da ameaça de paralisação do serviço terceirizado de anestesistas da unidade, por falta de pagamentos, que foram depositados nesta segunda-feira (14).

Uma paciente, que preferiu não se identificar, conta que trata de câncer de mama. Entrou em contato na manhã desta terça-feira (15) e foi informada que mais de 30 pacientes estão na espera para agendar o procedimento. Ela faz sessões de quimioterapia desde de novembro do ano passado.

“Para mim todas as cirurgias são urgentes quando se tem o diagnóstico, pacientes ficam preocupados com a situação e não têm respostas. Eu já fiz 16 sessões de quimioterapia e agora emperrou na data de cirurgia. Isso é assustador”, relata.

Os médicos cancelaram a possível greve na sexta-feira (11) após negociação com a unidade. Em nota o hospital informou que as cirurgias urgentes e de emergências foram priorizadas durante a negociação com médicos anesteseologistas e o serviço continuou, porém, foram adiados 26 procedimentos eletivos, que estão sendo remarcados e reagendados até o fim deste mês.

“Informamos também que o atraso de 20 dias que havia nos honorários dos médicos do corpo clínico do HCAA foi quitado na última sexta-feira. Desta forma, nossas cirurgias estão voltando a normalidade nesta semana. Hoje (15) o Centro Cirúrgico funcionou plenamente com toda capacidade”, comunicou.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao WhatsApp do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.