Termina na próxima sexta-feira (9) as inscrições para o (Universidade Federal da Grande Dourados). São 1.072 vagas oferecidas para 33 cursos, e os específicos para Licenciatura em Letras-Libras EAD e para LEDUC (Licenciatura em do Campo).

A data também é o prazo para o pagamento da taxa de inscrição de R$ 120, que poderá ser paga em qualquer agência bancária, durante o expediente do banco. Essa taxa será o único valor cobrado, já que todos os cursos são gratuitos, ou seja, não é necessário o pagamento de nenhuma mensalidade.

O candidato deve se inscrever pelo site https://selecao.ufgd.edu.br/. O sistema é autoexplicativo e determina os passos a seguir, como o preenchimento dos dados, opção de linguagem da prova de língua estrangeira. De acordo com o cronograma, a divulgação preliminar das inscrições efetivadas acontecerá no dia 14 de dezembro.

Cursos

São cerca de 33 cursos disponíveis: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras-Libras EAD (Bacharelado), Letras-Libras EAD (Licenciatura), Licenciatura em Educação do Campo, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia.

O total das vagas de cada curso será dividido por duas formas de ingresso – a ampla concorrência e a reserva de vagas (cotas). A reserva de vagas envolverá aproximadamente metade das vagas de cada curso e será preenchida por quem cursou todo o Ensino Médio em escola pública.

Os critérios para distribuição das cotas serão a renda familiar, a cor e raça – de acordo com a proporção de negros (pretos e pardos) e indígenas do último censo do IBGE (51,95%) – e a proporção de pessoas com deficiência, também segundo o censo do IBGE (21,48%).

Provas

As provas de redação e objetiva contêm 60 questões, prevista para ser aplicada no dia 5 de fevereiro 2023, das 13h às 18h30, em Dourados, Campo Grande, Coxim, Três Lagoas, e Corumbá. A exceção é o vestibular para Licenciatura em Letras-Libras EAD, que será aplicado somente em Dourados.