A ACICG (Associação Comercial e Industrial de ) promoverá o evento “Oportunidade de Negócios” que reunirá representantes de empresas do , e outros estados do Brasil. Seu principal objetivo é explicar as potencialidades e vantagens de cada negócio e possibilitar o desenvolvimento de novos serviços e ideias, de forma a aumentar empregos e renda.

O evento contará com a participação de cerca de 20 empresas paraguaias dos segmentos de Celulose, Frigorífico, Construção Civil, Importação e Exportação, Imobiliário, Combustíveis, Têxtil, Mobiliário, entre outros. Além disso, mais de 20 empreendimentos dos setores de Logística, Alimentação, de Insumos em Saúde, Lavanderia Industrial, Tecnologia em Esterilização de Materiais, Reflorestamento, Gestão em Saúde Hospitalar, Transformadoras em Unidades Móveis e Moduladores e Soluções Gráficas, situadas em Mato Grosso do Sul e outros estados, como Amazonas, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal e também estarão presentes.

De acordo com o economista-chefe da ACICG, Normann Kallmus, as empresas de Mato Grosso do Sul não têm um grande contato com o mercado internacional, em contrapartida, as empresas paraguaias operam internacionalmente sem dificuldades. “Um aspecto importante a ser considerado é que, para as empresas paraguaias, o nosso estado está em uma ótima posição geográfica para atingir os centros consumidores do Brasil e transformar Campo Grande num ‘hub' de distribuição para os produtos originários deles, gerando renda e emprego para a capital. Com isto, Campo Grande é, de longe, o melhor ponto para atingir os mercados brasileiros quando os produtos estiverem chegando a partir do oeste da América do Sul”, aponta o economista-chefe.

Programação

O evento terá palestras, rodada de negócios e apresentações de autoridades da área econômica de Campo Grande e do Paraguai.

Entre os palestrantes estão o presidente da ACICG, Renato Paniago, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico do Paraguai Carlos Paredes, a diretora regional do Ministério do Trabalho do Paraguai, Giuliana Garcete, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Concepción do Paraguai, Rodrigo Freitas, e o economista-chefe da ACICG, Normann Kallmus, que discursará sobre o potencial econômico de Campo Grande.  

“A proposta central é que as empresas paraguaias, com maior know-how nesse tema, invistam, preferivelmente em sociedade com empresários locais, a fim de criar aqui uma cultura de comércio exterior. A ACICG também colocará sua equipe à disposição para dar suporte aos empresários que desejem conhecer as condições no país e investir aqui”, esclarece Normann Kallmus.  

Serviço — O evento acontece das 9h às 19h, na ACICG, localizada na rua 15 de Novembro, nº 390, Centro, em Campo Grande.