As doses da Janssen que não foram lançadas na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) por conta de problemas na atualização do sistema, em Campo Grande, estão sendo lançadas de forma retroativa. Desde o início de julho, toda a população que iniciou o esquema vacinal com o imunizante e se enquadra para receber a 3º dose (segundo reforço) tem a sua dose lançada no sistema.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Antes da adequação do sistema, as equipes das unidades de saúde aplicavam o imunizante e anotavam as informações dos pacientes para que – assim que o sistema da prefeitura estivesse atualizado – fosse feito o lançamento.

Em relação ao público alvo, a pasta informou que um total de 46.015 pessoas que iniciaram o esquema vacinal com este imunizante em Campo Grande. Entretanto, ele foi liberado para ser aplicado também como D2 de outras vacinas e como reforço, para a vacinação heteróloga.

Sendo assim, a gestão informou que não é possível estimar com precisão qual o público que está apto para receber o segundo reforço, uma vez que o sistema onde as doses são lançadas está passando, neste momento, por atualização com a finalidade de conseguir justamente diferenciar estes públicos.

Entende o ocorrido

A aplicação da 3º e 4º dose do imunizante Janssen em Mato Grosso do Sul foi liberada no dia 20 junho. No dia seguinte, moradores que procuraram as unidades de saúde em Campo Grande relataram que não tiveram a vacina registrada de imediato no sistema SUS.

Quem pode tomar a dose de reforço da Janssen?

Imunizante que era considerado de dose única, a Janssen teve liberação de segunda dose ainda no ano em Mato Grosso do Sul.

As orientações do Ministério da Saúde para quem tomou a vacina Janssen são as seguintes:

  • Pessoas com idade entre 18 e 39 anos devem receber a 3ª dose quatro meses após a 2ª dose (de reforço)
  • Pessoas com 40 anos ou mais podem receber a 4ª dose quatro meses após a 3ª dose (segundo reforço)